Apelidado de Camaleão do Rock, David Bowie ficou conhecido por sua expressão artística visceral, influenciando a música, a sociedade e até a moda por gerações. Nesta sexta-feira (7), véspera da data em que o artista completaria 75 anos, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento sobre a execução das canções da lenda britânica no Brasil. Bowie morreu em 10 de janeiro de 2016, após uma batalha de 18 meses contra um câncer. Under Pressure, canção interpretada em parceria com a banda Queen, é a mais tocada por aqui.
O estudo leva em conta os 10 principais segmentos de execução pública: rádio, sonorização ambiental, casas de festa e diversão, Carnaval, Festa Junina, show e música ao vivo. Na época em que Under Pressure foi lançada, a banda Queen era formada por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor. Além disso, nos últimos 10 anos, esta foi a música de autoria de Bowie mais gravada por outros intérpretes.
Mais de 70% das execuções ocorreram em rádios, shows e TV. Ao todo, David Bowie tem 534 músicas e 2,5 mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.
Vale lembrar que os herdeiros de Bowie recebem os direitos autorais por 70 anos após a morte do artista, conforme determinado na lei do direito autoral brasileira (9.610/98).
Confira, abaixo, o ranking:
- Under pressure - Brian May / Bulsara Freddie / David Bowie / John Deacon / Roger Taylor
- Heroes (We Could Be) - Brian Eno / Alesso / Tove Lo / David Bowie
- Let's Dance - David Bowie
- The Man Who Sold The World - David Bowie
- Modern Love - David Bowie
- This Is Not America - Lyle David Mays / David Bowie / Pat Metheny
- Heroes - Brian Eno / David Bowie
- Rebel Rebel - David Bowie
- As The World Falls Down - David Bowie
- Starman - David Bowie