Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20) aos 91 anos, de causas naturais. Ela faleceu às 15h45min, em sua casa no Rio de Janeiro. Diversos artistas e personalidades lamentaram a morte da cantora nas redes sociais.
A escola de samba Mocidade, do Rio de Janeiro, publicou uma nota de pesar e informou que o ensaio do próximo sábado (22) foi cancelado.
Profissionais da música demonstraram sua admiração pela artista. "Uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo", escreveu Maria Rita. "Privilégio de ter trabalhado ao seu lado por algumas vezes, sempre carismática, sincera e entregue a arte", contou Evandro Fióti.
Caetano Veloso também prestou homenagem para a cantora nas redes sociais. O artista publicou um vídeo dele em performance com Elza. Ludmilla e Emicida também postaram discursos sobre a força da cantora. Péricles ressaltou que a ícone da música brasileira é símbolo de resistência.
Personalidades da TV também se manifestaram sobre a perda. "Vou para sempre ti amar!", escreveu Gil do Vigor. O humorista Marcelo Adnet postou: "Foi-se nossa deusa Elza Soares!". Já a chef Paola Carosella escreveu: "Obrigada por tanto", em sua homenagem.
Políticos de diversos partidos e jornalistas registraram suas homenagens a Elza. "Viveu e lutou como ninguém. Deixa um legado espetacular", postou Fernando Haddad. "Elza Soares é a síntese de um país construído por mulheres negras e fortes", descreveu Guilherme Boulos.
Outras personalidades escreveram mensagens a Elza Soares. "Ela sempre será vida", disse Sabrina Sato em seu perfil. Paolla Oliveira lamentou a perda para a arte e movimentos sociais. "Você foi e sempre será imensa", afirmou. Fernanda Paes Leme e Letícia Spiller também escreveram à cantora. A atriz e apresentadora Taís Araújo publicou um fio em sua conta no Twitter sobre a artista. "Perdi uma ídola e ganhei uma ancestral forte, firme, uma luz", escreveu ela em um dos tuítes.
A atriz Cleo Pires ressaltou: "Elza Soares é uma das maiores vozes do Brasil". Deborah Secco afirmou que a cantora é a prova de que "Deus é mulher sim", nas palavras dela.