Suga, integrante do grupo sul-coreano BTS, testou positivo para a covid-19 depois de retornar de uma série de compromissos nos Estados Unidos. O comunicado foi feito pela empresa responsável pelos artistas, a Big Hit Music.
Min Yoon-gi, conhecido no meio artístico como Suga, testou positivo durante sua autoquarentena, realizada assim que voltou para a casa, na quinta-feira (23). O músico está se recuperando em sua casa e segue as orientações das autoridades de saúde.
O cantor já havia tomado a segunda dose da vacina contra o coronavírus em agosto e aguardava a data para realizar a aplicação da terceira dose do imunizante. De acordo com a Big Hit Music, ele não apresentou nenhum sintoma da doença durante a viagem aos Estados Unidos.
"Ele está administrando o autocuidado em casa. Vemos a saúde dos artistas como nossa principal prioridade e faremos tudo o que pudermos para ajudar Suga em sua rápida recuperação", disse a empresa em comunicado.
O cantor estava nos Estados Unidos desde o final de novembro para realizar os primeiros shows ao vivo do BTS desde o começo da pandemia. Os músicos se apresentaram nos dias 27 e 28 de novembro e 1º e 2 em Los Angeles. Depois disso, o grupo entrou em férias e os outros seis integrantes retornaram para suas casas. Suga ficou no país para cumprir uma agenda de compromissos pessoais.
Desde a estreia do BTS, em 2013, o k-pop tem se popularizado ainda mais em muitos países, inclusive, nos do ocidente, onde o gênero musical não era muito consumido. De 2020 a 2021, o grupo conseguiu vender mais de 1,5 milhão de discos e foi responsável por mover mais de 2,6 milhões de downloads digitais, de acordo com dados da Billboard. Os músicos também já conquistaram muitos prêmios, como o de artista do ano e de melhor canção pop com a música Butter no American Music Awards, em novembro deste ano.
Devido à pandemia, o BTS cancelou em 2020 o que teria sido a maior turnê do grupo, com cerca de 40 shows programados. Durante esse período, os artistas recorreram às apresentações onlines. A live realizada no dia 14 de junho de 2020 reuniu 756 mil pessoas, o que garantiu o recorde para o grupo de maior público pagante por um show virtual.