De Novo Hamburgo para a internet. Da internet para o mundo. E, agora, para o palco do Teatro do Bourbon Country. A Overdriver Duo se apresenta no espaço neste sábado (20), a partir das 21h.
Formado pelo casal Evandro Tiburski e Fabi Terada, no final de 2014, o projeto foi catapultado pela web — em especial, YouTube e Facebook — por suas versões de músicas do pop internacional, alcançando milhões de visualizações a cada vídeo. Por exemplo, a versão da dupla para Sultans Of Swing, do Dire Straits, acumula mais de 11,6 milhões de visualizações no YouTube. A interpretação para Sweet Child O' Mine chegou a 9,3 milhões. A repaginada que o casal deu a Somewhere Over The Rainbow atingiu 5,5 milhões. No total, a Overdriver Duo contabiliza 180 milhões de visualizações na plataforma de vídeos.
Cada publicação é acompanhada de centenas de comentários elogiosos, em diferentes línguas. "Son maravillosos interpretando cualquier música", diz um usuário identificado como Mario no vídeo do cover de Always, de Bon Jovi. No mesmo post, outro comentário atribuído a Graham Mewburn destaca: "Wonderful guitar work! And diva voice!" ("Trabalho incrível com a guitarra! E voz de diva!"). O cenário se repete nas diferentes publicações da dupla.
— Até hoje tem gente que nos encontra na rua e se espanta: Meu Deus! Como assim? Vocês são daqui? Jurei que fosse de qualquer outro lugar do mundo — relata Fabi.
Além da execução exitosa dos covers, o casal tem chamado atenção de internautas mundo afora por conta de seu estilo de tocar, o qual chamam de "overstyle". Segundo Evandro, essa nomenclatura surgiu pelos fãs:
— Eles nunca sabiam o que esperar no próximo vídeo. Sempre tinha um instrumento diferente, Beat box, tocando com instrumentos deitados, depois veio o ukulele, que foi um mega sucesso nos vídeos. Aí o povo começou a dizer "overstyle" e acabou pegando esse nome.
Em seu overstyle, a dupla utiliza instrumentos de cordas — contrabaixo, guitarra, violão, cello e ukulele — de forma percussiva, com eles muitas vezes deitados. No caso, com muito uso da técnica conhecida como tapping. Tanto Evandro quanto Fabi são multi-instrumentistas e agregam diferentes elementos às suas gravações, como teclado e bateria.
— A gente mistura muita coisa, diferentes estilos e instrumentos. A Overdriver é composta por esse mix de sonoridades — define Fabi. — A ideia é levar sensações de alegria, de renovação, de festa. Por isso essa mescla.
Moradores de Novo Hamburgo, as gravações da dupla costumam ser em um escritório de Porto Alegre. Foi no município do Vale do Sinos que o casal se conheceu. Evandro era professor na escola de música Raios De Sol e um dia Fabi se inscreveu para fazer aula de violão. A partir daí, surgiu a parceria de vida e musical.
Natural de Chapecó (SC), Evandro tem formação erudita, tendo influência de seu pai, Pedro Tiburski. Fabi se desenvolveu como instrumentista com ele. Desde pequena fã de karaokê, ela cita nomes como Alicia Keys, Mariah Carey e Whitney Houston como suas influências.
Segundo Evandro, os alunos da escola de música e amigos começaram a incentivá-los a gravarem um vídeo, pelo estilo diferenciado dos dois tocarem. A dupla gravou um cover de Counting Stars, do OneRepublic, mas o instrumentista segurou o vídeo por uns dois meses por receio de reações negativas. Até que um dia publicou.
— Aí pegou fogo. Tivemos uma crítica extremamente positiva e começamos a pensar no segundo vídeo e deu no que deu — lembra Evandro.
A banda lançaria seu primeiro disco, Under Cover, em 2015. Mas foi a partir do vídeo de Somewhere Over The Rainbow, em 2017, que começaram a surgir convites para a dupla visitar outros países, o que incluiu turnê pela Europa. Naquela época, Evandro costumava chegar para os contratantes europeus e perguntar como eles tinham conhecido o projeto. A resposta era sempre a mesma, podia até ser cantada: "Somewhere…".
Durante a pandemia, a Overdriver seguiu se expandindo, mesmo sem shows. Lançou regravações de The Police com o guitarrista Andy Summers e o baixista Rodrigo Santos (Barão Vermelho), além de versões com nomes como Sérgio Britto (Titãs), Evandro Mesquita, Toni Garrido, entre outros DJs. Com Garrido, a dupla lançou uma música autoral, Teu Olhar. Também fez parceria com Jota Quest, em Imprevisível.
Para daqui para a frente, está nos planos realizarem turnês pelo mundo, continuar gravando parcerias e divulgar mais canções autorais. O pontapé será neste sábado, no primeiro show presencial da dupla após a pandemia.
— No show, a galera pode esperar um pouquinho de cada coisa. Vamos fazer bastante música remix, bastante "overstyle" e músicas autorais e das parcerias. Vai ser uma mescla de tudo isso — conta Fabi.
Overdriver Duo
- Sábado, às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Avenida Túlio de Rose, 80)
- Ingressos: de R$ 80 a R$ 160 pelo site uhuu.com
- Protocolos: necessário uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação é obrigatório para a entrada no evento.