Após 45 anos longe de sua guitarra favorita, o astro do rock Randy Bachman vai poder reencontrar o instrumento, uma rara Gretsch 6120 Chet Atkins de 1957. A guitarra foi roubada do músico em 1976, em Toronto, no Canadá. Com a ajuda de um fã, ela agora foi localizada em Tóquio, no Japão. As informações são da CNN.
Na época do roubo, o roqueiro procurou a polícia para recuperar o instrumento, mas as investigações não detectaram o paradeiro da guitarra. À CNN, ele contou que trabalhou muito para conseguir juntar 400 dólares e comprar o objeto, e que o roubo foi como perder um animal de estimação.
— Parte de mim se perdeu — disse. — Eu fazia entrega de jornais onde você ganha, tipo, dois dólares por semana; cortava grama por um dólar, tomava conta de alguém por um dólar, trabalhava em um lava-rápido e ganhava 50 centavos por hora. Isso há muito, muito tempo atrás. Portanto, economizar 400 dólares foi uma grande, grande, grande coisa — relembrou.
O músico falou publicamente sobre o caso diversas vezes, e voltou a relembrar a história da guitarra roubada em um vídeo recente no canal no YouTube que estreou com seu filho, Tal Bachman. O vídeo foi visto pelo fã William Long, morador de White Rock, no Canadá, que decidiu investigar o roubo da Gretsch laranja.
Ele analisou centenas de imagens de guitarras do mesmo modelo em vídeos e fotos na internet, além de vasculhar a web em busca de listagens de vendas antigas e outras fontes na América do Norte, Austrália, Reino Unido e Alemanha.
Cada resultado mais promissor era comparado com um vídeo de Randy Bachman tocando Lookin 'Out For #1 com o instrumento. Segundo Long, a guitarra de Bachman tinha alguns padrões na textura da madeira que ajudaram a identificá-la.
— Provavelmente passei por cerca de 300 imagens de Gretsch e me tornei muito bom nisso. Podia vê-las e saber imediatamente se era o que estava procurando ou não. Era um trabalho de eliminar, eliminar, eliminar — contou ele à CNN.
O fã finalmente encontrou a guitarra em uma loja de instrumentos antigos em Tóquio, no Japão, mas logo descobriu que ela já havia sido vendida pelo estabelecimento. Em uma nova busca, agora pelo comprador, ele encontrou um vídeo do músico japonês Takeshi com a Gretsch laranja que fora de Randy Bachman.
Com as investigações finalizadas, Long procurou o músico para dar a notícia da localização do instrumento. Bachman, então, realizou uma reunião online com Takeshi, e se emocionou ao rever a guitarra através da tela.
O artista japonês concordou em devolver o instrumento, em troca de outro do mesmo modelo. O roqueiro deve viajar ao Japão para fazer a troca assim que as restrições da covid-19 forem flexibilizadas no país. Ele comemorou o desfecho da história.
— É simplesmente inacreditável, porque estive procurando por isso desde sempre e basicamente desisti — disse à CNN. — Para mim, é a história da Cinderela mais incrível de todos os tempos. Exceto que, quando chega a meia-noite, o violão não se transforma em abóbora, nem eu, e terei meu violão de volta no final da história.