O maestro Letieres Leite, 61 anos, morreu em casa na manhã desta quarta-feira (27), em Salvador (BA). A causa da morte não foi divulgada. Compositor e instrumentista, Leite ficou conhecido por ter sido o criador de arranjos de grandes sucessos de Ivete Sangalo, como Festa, Tô na Rua e Abalou. As informações são do portal G1.
Nascido em Salvador, o músico era líder da orquestra do Instituto Rumpilezz desde 2006, onde também era responsável pelos figurinos, ambientação e os arranjos de sopro e percussão. Chegou a frequentar o curso de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia no final da década de 1970, mas abandonou por ser autodidata.
No início da década de 1980, o compositor também morou na Região Sul, onde teve proximidade com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, além de tocar com nomes como Nei Lisboa, Renato Borghetti e Elton Saldanha. Em 1985, mudou-se para a Áustria, onde se formou pela Konservatorium Franz Schubert, em Viena. Depois de seis anos, voltou ao Brasil e montou a escola Academia de Música da Bahia.
Além de trabalhar com Ivete por mais de 12 anos, na década de 1990, Leite também fez parcerias musicais com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Carlinhos Brown e Olodum.
Nas redes sociais, Ivete lamentou a perda com uma homenagem. "A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna. Siga em paz", escreveu a artista.