Em 28 de junho de 2020, os gaúchos Hugo Pilger e Ney Fialkow lançavam o disco Claudio Santoro: A Obra Integral para Violoncelo e Piano (independente). Um ano e três meses depois, o trabalho foi um dos indicados ao Grammy Latino na categoria de melhor disco de música clássica. O vencedor será conhecido em cerimônia no dia 18 de novembro.
A indicação foi uma surpresa para Pilger e Fialkow, que inscreveram o trabalho sem esperança de serem selecionados – ainda mais por terem gravado de forma independente. Quem ficou sabendo da indicação antes da dupla foi o engenheiro de som Marcos Abreu, que enviou uma mensagem a Fialkow. O pianista e professor da UFRGS conta:
– Li o início da mensagem: "Parabéns, professor". Pensei: "Ué, mas hoje não é meu aniversário". (O restante da mensagem era:) "Acabei de ver na lista do Grammy Latino que vocês foram indicados". E aí eu quase caí do cavalo. Liguei para o Hugo, esbaforido, e ele não acreditava! Só acreditou quando abriu o site da premiação.
Na mesma categoria, também concorrem os discos Beethoven: Révolution, Symphonies 1 à 5 (Le Concert des Nations, com regência de Jordi Savall), Latin American Classics (do pianista Kristhyan Benitez), Music from Cuba and Spain, Sierra: Sonata para Guitarra (do violonista Manuel Barrueco) e Três Historias Concertantes (do compositor e pianista Héctor Infanzón com a Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Bulgária, regida por Konstantin Dobroykov).
Disponível em CD físico e disponibilizado digitalmente nas plataformas de streaming, Claudio Santoro: A Obra Integral para Violoncelo e Piano tem 77 minutos e é o primeiro a reunir, na íntegra, todas as composições do compositor amazonense para esta formação. As peças foram escritas entre 1943 e 1982, e quatro nunca haviam sido gravadas antes.
Documentário
Para Fialkow, o fato de parte dessas músicas serem inéditas em disco mostra um descaso do país em relação a seus próprios tesouros.
— As obras de Santoro são muito menos conhecidas do que deveriam. O que mais nos choca é pensar: "Como ninguém havia feito isso ainda?". Esperamos, modestamente, que a qualidade da obra possa motivar outros intérpretes a incluírem essas peças no seu repertório — afirma o pianista.
O disco foi produzido entre 2019 e 2020 e estreou junto com um minidocumentário de seus bastidores, disponibilizado no YouTube de Pilger. Inicialmente, a dupla pretendia fazer uma turnê pelo Brasil, mas a pandemia limitou, inclusive, as possibilidades de divulgação. Agora, eles esperam conseguir reavivar o projeto e fazer os recitais presencialmente.
Analisando os fatores que podem ter levado os gaúchos ao Grammy Latino, Fialkow relembra a importância de Santoro, a qualidade da gravação do álbum e o ostensivo estudo da obra do compositor. A distância entre os dois músicos — Ney mora em Porto Alegre e Hugo, no Rio de Janeiro, onde leciona na UNIRIO — também aprofundou o mergulho nos ensaios quando encontravam-se. Une-se a tudo isso a boa relação entre os dois, que, segundo o pianista, impacta no resultado final de uma obra.