Setembro tem início com trilha sonora certa para os fãs de Iron Maiden: o grupo lançou o seu 17º disco de estúdio nesta sexta-feira (3). Senjutsu, que contém 10 faixas inéditas, teve lançamento mundial e já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.
É o primeiro trabalho inédito dos britânicos em seis anos desde The Book of Souls, lançado em 4 de setembro de 2015 — período em que eles seguiram na ativa, inclusive com um show de "proporções épicas" em Porto Alegre antes da pandemia, em 2019.
Senjutsu, que significa "tática e estratégia" em japonês, traz na capa Eddie, o morto-vivo adotado em todas as artes da banda de heavy metal, como um zumbi samurai. O desenho é assinado por Mark Wilkinson, que também trabalhou com o grupo em The Book of Souls, na coletânea Best of the 'B' Sides e no disco ao vivo Live at Donington.
"Estamos todos muito animados com este álbum. Gravamos no início de 2019 durante uma pausa na turnê Legacy, para maximizar nossa tour e ainda assim ter um longo período de produção antes do lançamento", comentou o vocalista Bruce Dickinson em julho, em suas redes sociais, quando o disco foi anunciado.
"As músicas são muito variadas, e algumas delas são bem longas. Há também uma ou duas músicas que soam bem diferentes do nosso estilo habitual, e acho que os fãs do Maiden ficarão surpresos — no bom sentido, espero!", acrescentou ele sobre o disco, que tem duração total de 82 minutos.
O baixista Steve Harris, que coproduziu Senjutsu junto com Kevin Shirley, falou sobre a escolha pela gravação em Paris e o processo criativo do álbum: "Escolhemos gravar novamente no estúdio Guillaume Tell, na França, uma vez que o lugar tem uma vibe bem relaxante. O que eles oferecem é perfeito para nossas necessidades; anteriormente, o local era um cinema e tem um teto bem alto, então a acústica é ótima. Gravamos esse disco da mesma forma que fizemos o The Book of Souls, em que a gente escrevia uma música, ensaiava e gravava direto, já que ela ainda estava fresca em nossas mentes". Ele também afirmou que está "muito orgulhoso do resultado".
Confira a tracklist completa e a faixa-título de Senjutsu:
- Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
- Stratego (Gers/Harris) 4:59
- The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
- Lost In A Lost World (Harris) 9:31
- Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
- The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
- Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
- Death Of The Celts (Harris) 10:20
- The Parchment (Harris) 12:39
- Hell On Earth (Harris) 11:19