Às vésperas do 20 de setembro, a data mais importante dentro do imaginário do povo do Rio Grande do Sul, o cantor e compositor tradicionalista Elton Saldanha foi o convidado do programa Bom Domingo (19) deste final de semana, na Rádio Gaúcha. Natural de Itaqui, o músico aproveitou a atração para celebrar a cultura gaúcha, relembrar sucessos da carreira, falar de referências musicais e projetar a retomada das atividades em virtude da pandemia.
Para Elton Saldanha, ainda que existam valores e identificações diferentes dentro do Estado, a cultura gaúcha tem um estilo próprio de representação. O músico enxerga que o povo do Rio Grande do Sul fez isso, moldando e desenvolvendo seus traços culturais.
— É um estado de espírito e um estado cultural. Nós temos valores e identificações claras. Nossa fala, crença, o modo de agir. Nós temos a bebida específica, uma roupa especial, amor pelos símbolos regionais e uma bandeira. A gente tem uma forma muito especial de se representar. Tudo aqui é do estilo que o gaúcho faz. O gaúcho tornou sua ação cultural muito especial e só dele — comentou ele.
Durante a entrevista, Elton Saldanha foi convidado a sugerir músicas de artistas que o influenciaram e que fazem parte do repertório tradicionalista. Nomes consagrados como o pajador Jayme Caetano Braun, o músico Teixeirinha e Gildo de Fretas, além da jovem Maria Alice, integraram a lista de músicas do programa.
Ao abordar a falta das festividades de 20 de setembro em razão da pandemia, Saldanha lamentou a situação dos músicos, que ficaram um longo período sem poder se apresentar, mas frisou que enxerga um horizonte com a retomada das atividades.
— Tinham shows o mês inteiro. A Semana Farroupilha não é bem uma semana, é um mês. Era o mês inteiro celebrando. Neste ano, estamos fazendo lives. Aos poucos, os artistas já estão na estrada fazendo shows com limitações de público e lives. Então, temos um quadro de esperança — avaliou.
Confira a íntegra do programa deste domingo: