Após ter sua participação no Lollapalooza Chicago cancelada, o rapper DaBaby pediu desculpas pelas declarações preconceituosas contra pessoas LGBT+ e portadores do vírus HIV feitas por ele durante um show. Em pronunciamento divulgado no Instagram, o artista criticou o "julgamento" da internet e disse estar aprendendo com seu erro.
"As redes sociais andam tão rápido que as pessoas querem te destruir antes de você ter a oportunidade de crescer, se educar, e aprender com seus erros. Como um homem que construiu seu caminho vindo de muitas circunstâncias difíceis, ter pessoas que eu conheço trabalhando contra mim – sabendo que eu precisava de orientação e educação nesses tópicos – tem sido desafiador", iniciou DaBaby, que foi duramente criticado nas redes sociais após os comentários preconceituosos.
"Eu aprecio as muitas pessoas que vieram até mim com gentileza, que me abordaram privadamente para oferecer sabedoria, educação e recursos. É o que eu precisava e recebi. Eu quero me desculpar com a comunidade LGBTQ+ pelos comentários dolorosos e desencadeadores que eu fiz. De novo, me desculpo por meus comentários ignorantes sobre HIV/AIDS e sei que instrução é importante. Amor a todos. Deus abençoe", desculpou-se.
As declarações homofóbicas e sorofóbicas de DaBaby ocorreram em 25 de julho, durante um show no festival Rolling Loud, em Miami, Nos Estados Unidos. Na ocasião, o rapper solicitou que quem não fosse gay e não fosse diagnosticado com Aids ou HIV levantasse a luz do celular.
– Se você não apareceu aqui hoje com HIV, Aids, qualquer uma dessas doenças sexualmente transmissíveis que vão te fazer morrer em duas, três semanas, ligue o seu celular – disse ele, conforme os vídeos compartilhados nas redes sociais.
Logo após a repercussão negativa, o rapper foi às redes sociais para "explicar" seus comentários, mas voltou a ser criticado. Ao tentar justificar sua fala, DaBaby afirmou que seus fãs gays não possuem Aids porque "têm classe" e não são "porcos" ou "viciados".
Artistas como Madonna, Elton John e Dua Lipa se pronunciaram em repúdio aos comentários do artista. A organização do Lollapalooza Chicago, que anunciou o cancelamento da participação do rapper neste domingo (1º), frisou que os ideais do festival não são compatíveis com os comentários do músico: "O Lollapalooza foi fundado na diversidade, inclusão, respeito e amor. Com isso em mente, DaBaby não vai mais se apresentar no Grant Park esta noite".
DaBaby foi indicado ao prêmio Grammy de melhor álbum do ano em 2020 e faz sucesso com a música Rockstar. No Brasil, o rapper também é conhecido pela parceria com a cantora Anitta em um remix de Girl From Rio.