Em homenagem aos 31 anos da morte de Cazuza, a Universal Music lança nesta sexta (9), a gravação inédita da música Mina, de 1987. A canção foi composta em parceria com George Israel e Nilo Romero para o disco Só Se For a Dois, mas acabou sendo descartada.
"Eu e George tínhamos uma mesinha de quatro canais, que gravava em fita cassete, e vivíamos fazendo músicas, gravando ali e dando as fitas pro Cazuza", comentou Nilo, em comunicado à imprensa. "Ele era uma usina de fazer letra. Quando ele ouvia já cantava alguma coisa na hora, levava a fita e no dia seguinte trazia a letra pronta. Podia mexer depois, mas nunca sofria pra fazer, era muito solto".
Mina chegou a ser lançada por Leo Jaime no álbum Sexo, Drops e Rock n’ Roll, de 1990. George Israel também gravou uma versão da música. A letra é inspirada em uma confusão que Cazuza presenciou na cidade de Araxá, Minas Gerais.
"Saímos pra comer uma pizza e a determinada altura apareceu um cara querendo mandar numa das meninas que estava ali. 'Esse aí me viu crescer e acha que é meu dono', ela disse. Lá pelas tantas, o cara pegou uma faca, Cazuza defendeu todo mundo, jogou uma mesa nele, o segurança chegou… Um tempo depois, veio Mina".
O lançamento conta com arranjos de Nilo Romero, que também toca baixo na nova versão. Rogério Meanda, na guitarra, João Rebouças, nos teclados, Lourenço Monteiro, na bateria, e Marcos Suzano, na percussão, completam o time. O single já está disponível nas plataformas digitais de música e ainda ganhará um clipe de animação criado por Humberto Barros. Ouça: