Memória, música e arquitetura tradicionais da cultura gaúcha, para ver, ouvir, dançar e se encantar sem sair de casa. Esta é a proposta do projeto Caminhos da História, que a partir desta quinta-feira (17) apresenta uma série com 24 shows virtuais de importantes artistas da música nativista, gravados diretamente de casarões históricos do Estado, para recontar o passado da terra dos pampas.
"Pelos caminhos da história, e de quem os escreveu". Como diz a letra da canção-tema, a iniciativa rodou a região da Costa Doce do Rio Grande do Sul na garupa de nomes como Elton Saldanha, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, João Luiz Côrrea, Renato Borghetti, Os Fagundes, Grupo Rodeio e Grupo Alma Gaudéria, entre outros. Além dos músicos, participam também artistas plásticos, bailarinos e atores, que encenaram momentos marcantes da Guerra dos Farrapos.
O resultado desta união artística itinerante será visto em uma websérie de oito episódios-espetáculos que têm como cenários prédios históricos localizados nas cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Cristal, São Lourenço, Pelotas, Rio Grande, Jaguarão e Piratini. A escolha dos locais se deu pela importância de cada um para o movimento Farroupilha, a partir do crivo feito pelo pesquisador Rinaldo Souto Oliveira.
— A grande maioria remonta ao período Colonial. Inclusive, eles são bem semelhantes nas suas estruturas. Um dos critérios foi que eles tivessem feito parte daquele momento, que estivessem ali como um registro do que estávamos enaltecendo — explicou o historiador em entrevista à Rádio Gaúcha.
Por meio do clipe de divulgação da iniciativa, lançado na terça-feira (15), é possível ver uma prévia dos espetáculos e conhecer os locais escolhidos. Casas como a de Gomes Jardim, em Guaíba, que outrora testemunhou a morte de Bento Gonçalves, agora cede paredes a uma celebração à arte e à memória do Rio Grande do Sul.
— Tenho certeza de que o público vai apreciar. É um pouco da nossa história, com nossos artistas usando como pano de fundo os casarões onde se passou a Revolução Farroupilha — apostou Fernando Spindola, integrante do grupo Alma Gaudéria e um dos idealizadores do projeto.
Além dos shows musicais, a série apresenta entrevistas com personalidades locais, tour virtual pelos prédios e apresentações inclusivas, com a participação da declamadora Laura Kuhn e da gaiteira Natália Guastuci. Outro destaque é a presença do artista plástico Mauro Vila Real, que em todos os episódios retrata, em tempo real, através da pintura, um lugar importante da cidade da vez. Após o fim da série, uma exposição itinerante será lançada e, posteriormente, as obras serão doadas à Federação das APAE’s.
Geração de renda
Apesar da pertinência cultural e histórica, o projeto não visa apenas estes aspectos. Possível a partir de recursos da Lei Aldir Blanc, a produção mobilizou uma equipe de quase 200 pessoas, movimentando também a renda dos trabalhadores do setor, afetada pela pandemia de covid-19.
— O grande desafio da cultura, agora, é pensar o que nós podemos fazer a partir deste momento de pandemia. Sabíamos que as coisas presenciais seriam difíceis, mas que a gente tinha que movimentar essa economia — explicou o músico Fernando Spindola.
Ainda assim, o integrante do Alma Gaudéria ressalta que o projeto ultrapassa este viés, e vem para firmar-se como marco na produção histórico-cultural gaúcha:
— Vai além do que a lei pede. A gente sempre pensou no legado.
A partir desta quinta, os episódios serão lançados diariamente no YouTube, até o dia 24 de junho, sempre às 20h. O acesso é feito pelo canal do projeto Caminhos da História.
Confira a programação:
- 17 de junho - Alessandro Lauffer & Oscar Bueno, Gaúcho da Fronteira e Fofa Nobre, em Guaíba
- 18 de junho - Eduardo Vargas, João Luiz Côrrea e Renato Borghetti, em Barra do Ribeiro
- 19 de junho - Grupo Santafé, Grupo Rodeio e Érlon Péricles, em Cristal
- 20 de junho - As Gurias, Os Fagundes e Graciele de Sousa, em São Lourenço do Sul
- 21 de junho - Joca Martins, Grupo Querência, Thomas Machado, em Pelotas
- 22 de junho - Moisés Oliveira, Tchê Guri e Loma, em Rio Grande
- 23 de junho - Lincon Ramos, Alma Gaudéria e Leandro Berlessi, em Jaguarão
- 24 de junho - Capitão Faustino, Elton Saldanha e Darlan Pereira, em Piratini