A música Bum Bum Tam Tam marcou a carreira de Leandro Aparecido Ferreira, o MC Fioti. O funk mais reproduzido do YouTube tornou-se um hino informal da vacina do Instituto Butantan e, no domingo (17), virou questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prova de linguagens, estudantes tiveram de analisar o uso de conteúdo erudito em obras populares.
"A 'flauta envolvente' da música é um trecho da Partida em lá menor, escrita pelo alemão Johann Sebastian Bach por volta de 1723. A incorporação de um trecho da obra para a flauta solo de Johann Sebastian Bach na música do MC Fioti demonstra:
a) influência permanente da cultura eurocêntrica nas produções musicais brasileiras
b) homenagem aos referenciais estéticos que deram origem às produções da música popular
c) necessidade de divulgar a música de concerto nos meios populares nas periferias das grandes cidades
d) utilização desintencional de uma música excessivamente distante da realidade cultural dos jovens brasileiros
e) inter-relação de elementos culturais vindos de realidades distintas na construção de uma nova proposta musical", dizia a questão.
Nos stories do Instagram, o funkeiro de 26 anos comemorou a conquista.
"Viu que viramos questão do Enem? É o funk, a medicina, a ciência. Respeitem. Só gratidão. Deus não erra", disse. "Descobri a flauta de Bach em uma música de Dr. Dre", acrescentou.
Desde a divulgação do percentual de eficácia da vacina CoronaVac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, o funk Bum Bum Tam Tam, lançado em 2017, voltou a tomar conta da internet. Com o retorno do sucesso, o intérprete MC Fioti apostou em uma nova versão da música, desta vez fazendo referência ao coronavírus e homenageando a instituição.