O sambista Ubirany Félix do Nascimento, um dos fundadores do Fundo de Quintal, morreu nesta sexta-feira (11), aos 80 anos, em decorrência de uma infecção por coronavírus. O músico foi um dos fundadores do grupo, nos anos 1970, e ficou conhecido por introduzir o repique de mão no samba.
Nas redes sociais, diversos músicos relembraram o legado do colega e lamentaram sua morte. O cantor Zeca Pagodinho compartilhou um vídeo sobre Ubirany:
— Mais uma notícia triste nesta sexta-feira. O falecimento do meu amigo Ubirany, o Vice do Fundo de Quintal, o Cacique de Ramos de onde eu cheguei, foi um dos primeiros a me receber de braços abertos. Que Deus o receba também de braços abertos.
Alcione também se pronunciou. Na legenda de uma foto ao lado do colega, ela escreveu: "O samba está de luto. Perdemos uma importante parte da nossa história e principalmente, da nossa elegância. Ubirany, que Deus te receba em seus braços e te dê o merecido descanso".
Péricles também lamentou o falecimento de Ubirany, agradecendo pela sua influência no samba. "Obrigado por sua obra, seu carisma, elegância, e por fazer com que nós sonhássemos e realizássemos as maravilhas que o samba nos trouxe. Descanse na paz do Pai Maior", escreveu.
O perfil oficial da Turma do Pagode celebrou o legado de Ubirany em uma mensagem assinada pelo percussionista Neni. "Fez e faz parte da minha história, a maior referência que tive", escreveu.
Dudu Nobre publicou uma foto elogiando o colega: "Representava a essência do samba, um cara fantástico de uma elegância e um respeito com as outras pessoas sem igual. Meu Chapinha, obrigado pelos conselhos, as conversas e os ensinamentos", escreveu.
A cantora Teresa Cristina também homenageou o sambista e afirmou que ele era o "maior dos maiores". "Inventor do repique de mão, peça fundamental em qualquer roda de samba. Um verdadeiro gentleman. Sempre sorridente, educado, doce, simpático com todos que cruzavam seu caminho. Esse vírus terrível leva embora um pedaço do subúrbio carioca", finalizou.
Maria Rita também se pronunciou: "Esse ano... Que descanse em luz, na certeza que cumpriu uma lindíssima missão neste plano. Meu abraço muito, muito forte aos amigos e às famílias". Já o vocalista do grupo Sorriso Maroto, Bruno Cardoso, disse que Ubirany é o seu herói e, portanto, imortal: "Aonde quer que eu vá, sempre terei você na minha música. Descanse em paz meu amigo. Nesse momento estou ouvindo você tocar pra te homenagear. Descanse em paz."