Embora sem data para nascer, um novo Mississippi Delta Blues Festival está em gestação monitorada dia a dia. Na última segunda-feira (10), em reunião virtual com a imprensa, a equipe liderada pelo empresário Toyo Bagoso apresentou o projeto para a 13ª edição, oficializando como nova casa o Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
A intenção é manter a data prevista, de 19 a 21 de novembro, acrescentando um novo dia – no caso, o domingo, 22, como uma espécie de dia “bônus”. Contudo, qualquer pessoa disposta a se programar para o festival deve estar ciente de que adiamentos podem ocorrer, dependendo do andamento da pandemia e dos protocolos de saúde.
— Nossa decisão foi por fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o festival ocorra. Será uma edição totalmente remodelada, em que a gente conta muito mais com a participação do público de Caxias e região. É claro que os fãs mais fiéis que costumam vir de outras partes do país todos os anos estão convidados a vir, mas cientes das incertezas com as quais estamos lidando — destaca Toyo, idealizador do MDBF.
O novo projeto prevê ocupar as áreas abertas do parque de eventos, e não os pavilhões propriamente ditos. O palco principal, por exemplo, será na cancha de rodeios. Outro palco irá aproveitar a estrutura do espetáculo Som e Luz - atração da Festa da Uva que encena a saga da imigração italiana. Também será utilizada a área das réplicas e todo o espaço a céu aberto na entrada do Parque. Outra medida de saúde é a carga de ingressos restrita a um terço da que era disponibilizada em anos anteriores, que era de 3,5 mil pessoas por noite. A equipe acredita que o novo espaço pode ter benefícios em relação à Estação Férrea, que abrigou todas as 12 primeiras edições do MDBF.
— O festival era feito na Estação pela ligação do Mississippi Delta Blues Bar com aquele lugar. Entendemos que, não tendo mais o bar, não haveria sentido mantê-lo lá. O parque da Festa da Uva é um espaço próprio para eventos, com estacionamento, mais facilidade de acessos e muito mais amplo. Se na Estação tínhamos 11 mil metros quadrados, aqui temos pelo menos três vezes mais espaço — avalia Toyo.
Outras novidades são a possibilidade de disponibilizar um espaço para camping e um palco virtual com músicos norte-americanos tocando ao vivo desde Clarksdale - cidade que é um dos berços do blues no Estado do Missisippi, e que serve de tema para esta edição do MDBF.
— Vamos contar muito com o online esse ano, inclusive com a possibilidade de transmissão de alguns palcos pela internet. É uma forma de contemplar aqueles que não puderem estar presentes conosco — acrescenta o idealizador do MDBF.
A equipe não estipula um prazo final para anunciar a realização ou o adiamento do festival, embora leve em conta que sejam necessários pelo menos 20 dias para a montagem de toda a estrutura - o que pode servir como critério para um possível adiamento. A realização de um preview online, em outubro, com transmissão ao vivo de shows, também pode servir como data para o anúncio definitivo.
Os ingressos para o MDBF podem ser adquiridos nas lojas Akustica Musical de Caxias do Sul e Farroupilha, e pela internet, pela plataforma Sympla.