Leandro Karnal publicou em suas redes sociais, neste domingo (23), uma homenagem ao Canto Alegretense, música composta pelos irmãos Nico e Bagre Fagundes. Em vídeo, o historiador gaúcho fala que tem orgulho de sua origem.
— Talvez seja o frio, talvez seja a véspera do suicídio de Vargas, que é uma data tão significativa na história do Brasil, talvez seja a memória da infância. Eu resolvi abrir um vinho tinto, resolvi escutar o Canto Alegretense que está tocando, uma música dos irmãos Fagundes que vai fazer 40 anos em breve — inicia Karnal.
O historiador ainda explica o tema da canção:
— Ela fala também da alegria do pertencimento. Fala da alegria de ter raízes, da alegria de se orgulhar de onde se vem. Como eu me orgulho de ter vindo do Rio Grande do Sul, como eu me orgulho de trabalhar aqui em São Paulo e como eu me orgulho de ser brasileiro.
Karnal aproveitou o recado para desejar que os brasileiros logo possam exaltar seu país novamente:
— Que os brasileiros possam se orgulhar em breve de novo de um país que cresce, de um país que consegue superar suas dificuldades, passada a epidemia, passada a crise econômica. Queria celebrar com esse Canto Alegretense, que eu recomendo que quem não conhece, conheça, e que possa então pensar nas suas raízes.