A banda CPM 22 confirmou, nesta segunda-feira (17), a saída definitiva do baterista Japinha. A decisão foi tomada em conjunto pelos integrantes e é motivada pela polêmica envolvendo o vazamento, em junho, de uma conversa íntima entre Japinha e uma fã de 16 anos no chamado "Exposed emo", movimento que ocorreu no Twitter.
Nesta segunda, em mensagem assinada pelo vocalista Badauí no Instagram, a banda explicou a decisão: "Depois de sermos surpreendidos com o teor das questões relacionadas ao nosso baterista Ricardo Japinha, tentamos entender realmente o que significava isso tudo e chegamos à conclusão que esse tipo de conduta NÃO condiz com o que acreditamos e com o que a banda defende".
"Dito isso, venho aqui comunicar que, após uma conversa franca entre nós, olho no olho, o Japinha está sendo desligado do CPM22", acrescenta o texto.
A conversa divulgada no Twitter data de 2012. Nela, Japinha pede para conhecer melhor a fã menor de idade, que diz gostaria de um encontro com toda a banda. Ele também faz perguntas à adolescente sobre virgindade e relacionamentos. Na época, o músico tinha 38 anos.
A repercussão do caso aumentou depois que o baixista do CPM 22, Fernando Sanches, saiu da banda na mesma semana sem dizer o motivo. Seis dias após os vazamentos, o grupo anunciou que Japinha estava sendo afastado.
Em entrevista ao G1, Japinha confirmou a veracidade das mensagens, mas disse que o diálogo era uma "brincadeira" sem "intenção de seduzir". O baterista disse que a conversa "incomoda" e que hoje não a teria de novo, mas acredita que "não fez nada de errado".