Uma das atrações mais aguardadas do Planeta Atlântida 2020, Gusttavo Lima demonstrou neste sábado (1º) porque é um dos principais renovadores da música sertaneja — e surpreendeu os gaúchos com uma homenagem logo no princípio do espetáculo.
O Embaixador, como é conhecido, chegou ao palco pilchado e com uma bandeira do Rio Grande do Sul atada ao pedestal do microfone. De bota, bombacha, lenço e chapéu, cantou Querência Amada, de Teixeirinha, e Não Chora Minha China Veia, dos Garotos de Ouro, antes de começar a apresentar seu repertório de hits.
— Quem tem orgulho de ser gaúcho bota a mão pra cima! — convocou o cantor.
A faixa escolhida para abrir a lista de hits sertanejos da noite foi Milu, umas das mais tocadas nas rádios do país no ano passado, composta sob influência da bachata, ritmo latino que o artista vem incorporando a sua musicalidade. Carrinho de Areia veio na sequência, seguida por Eu Não Iria, com arranjo de sopros com sonoridade caribenha.
Com 10 anos de trajetória, Gusttavo já esteve no Planeta Atlântida em 2015. De lá para cá, gravou mais quatro discos e compôs sucessos como Que Pena que Acabou e Homem de Família — que também entraram nesse show.
— Nós pegamos esses 10 anos de carreira e esprememos para caber em uma hora — disse o cantor.
O clima sertanejo tropical teve Gatinha Assanhada como um de seus pontos alto, com arranjos frenéticos de bateria e percussão. O clima era de balada axé — não faltou nem os clássicos gritos de "tira o pé do chão".
Quando o show estava prestes a se encerrar, Gusttavo apresentou mais uma surpresa: desceu do palco para cumprimentar os fãs ao som de Do Fundo da Grota, de Baitaca.
— A partir do mês que vem, vou abrir um CTG do Embaixador aqui no Rio Grande do Sul — brincou. — Eu sou mineiro, mas vou pedir a Deus que, se tiver uma próxima vida, quero nascer no RS. Está para nascer povo mais carinhoso, afetuoso, hospitaleiro e que defende suas tradições.
O público respondeu gritando em coro "Ah, eu sou gaúcho!". Já o bis voltou ao clima de chabata, com Cem Mil e Respeita Nosso Fim. E, para fechar a noite, Gusttavo ainda cantou a balada pop Na Hora de Amar e a dançante Que Pena que Acabou.