Para prestar tributo a uma das maiores bandas brasileiras de rock da história, o show Dado & Bonfá tocam Legião Urbana foi apresentado na noite de sábado (1°) no Planeta Atlântida 2020, no Palco Planeta. O projeto é tocado por dois integrantes remanescentes da banda — o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, com o ator e músico André Frateschi fazendo os vocais que eram comandados por Renato Russo (1960 - 1996).
Frateschi traz todos seu domínio de palco à apresentação, deslocando-se por todos os espaços. Embora seu timbre de voz remeta às vezes ao do Renato, ele não tenta imitá-lo. Há uma preocupação do vocalista em imprimir sua própria personalidade às músicas da Legião.
O show abriu com Daniel na Cova dos Leões. Mas foi na segunda, com Quase sem Querer, que a apresentação começou a cumprir seu papel: animar os fãs mais jovens e causar nostalgia nos mais velhos. O que se seguiu com Eu Sei, ganhando coro com o público — afinal, Legião sempre foi uma bola de segurança em rodas de violão, shows de barzinho e karaokê. Aula de violão? Comece por Que País É Esse.
Índios veio na sequência mantendo o público cantando junto e Mais do Mesmo deu uma acelerada no ritmo do show, que seguiu com o punk rock de Química e Fábrica.
Em Eduardo e Mônica, foi a vez de Marcelo Bonfá assumir o vocal. Bom, aqui surgiu uma pergunta que alguns fãs mais velhos podiam se fazer antes do show: será que a Legião ainda atinge o público jovem? Não eram poucos os adolescentes que cantaram apaixonadamente Eduardo e Mônica.
A épica Faroeste Caboclo foi a música seguinte e, pelo visto, ainda haverá muita gente sabendo a letra inteira das desventuras de João de Santo Cristo por mais uma geração, pelo menos.
Com a clássica Que País É Esse?, o público saiu do chão enquanto respondia bem alto ao questionamento do título da música, um momento já clássico de outras edições do festival - o Capital Inicial costuma tocar essa no Planeta. Ao final da canção, houve menções do público ao presidente Jair Bolsonaro.
— Que coro lindo! Mas a gente segue em frente, seja quem for — disse o vocalista.
A apresentação seguiu com Tempo Perdido, com Dado assumindo os vocais. Trata-se de outra música da Legião Urbana que atravessa gerações — adolescentes e adultos de meia-idade cantando muito aqui. Reação parecida do público ocorreu com Será.
O show seguiu com Há Tempos e encerrou com Perfeição, com Frateschi exclamando:
— A arte vai salvar! O rock vai salvar!
Após o término da apresentação, novos gritos ao presidente.