Cultuado no circuito underground dos Estados Unidos por sua mistura de rock, blues e rockabilly, o cantor e guitarrista Dex Romweber se apresenta nesta segunda (20), às 20h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). O músico, que está no Brasil pela primeira vez, chega à capital gaúcha depois de tocar em São Francisco de Paula, no Paralelo Festival. Os ingressos para o show custam R$ 50 no local e em institutoling.org.br.
Romweber toca guitarra e compõe desde os 11 anos. A carreira profissional começou há 30 anos, no Flat Duo Jets, que é citado como influência para outras duplas célebres de guitarra e bateria como The Black Keys, The Kills e The White Stripes. Aliás, em 2009, o guitarrista Jack White, ex-White Stripes e fã assumido, lançou duas músicas com o Dex Romweber Duo, formado pelo músico e sua irmã Sara (bateria). Hoje quem acompanha o guitarrista é o baterista David Schmitt.
Em entrevista a ZH, Romweber afirma que suas influências vão de Chopin a Django Reinhardt, Buddy Holly, Eddie Cochran e Nick Cave.
– Adoro todos os tipos de música, mas ao vivo tenho tendência a tocar rock’n’roll. Crescendo no sul dos Estados Unidos, investiguei artistas selvagens e pouco tocados.
No show de hoje, ele promete tocar covers como A Face in the Crowd (Andy Griffith), Trouble of the World (Mahalia Jackson), If You Love Me (Edith Piaf) e canções próprias, como New York Studio 1959.