A noite feliz não poderia ter lugar mais apropriado. Depois de um final de semana de calor intenso em Porto Alegre, o Parcão recebeu mais uma edição do Concertos Comunitários de Natal Zaffari, neste domingo (8). Com show de Daniel, mais de 32 mil pessoas, conforme a organização do evento, emocionaram-se com as festividades natalinas.
Ao longo de quase duas horas, a plateia cantou e vibrou com Daniel, que presenteou a Capital com uma imagem de Nossa Senhora; aplaudiu a alegria de Anaadi em sua performance de Oh Happy Day, e ficou encantada por uma chuva de fogos de artifício de sete minutos ao som de Aleluia.
Para o empresário Alexandre Karam Gerwy, 47 anos, que reuniu a irmã e casais de amigos com uma toalha no gramado, o evento virou uma tradição. Há mais de seis anos, eles chegam por volta das 16h, abrem as cadeiras de praia e brindam com tranquilidade.
— Começamos com algo pequeno e agora se tornou um evento anual de amigos. É ótimo esse retorno para a comunidade e muitas vezes ficamos por aqui até a meia-noite. Em um dia normal, é impensável fazer isso. É um clima de confraternização mesmo — conta Gerwy.
Música clássica
O concerto foi aberto pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, sob regência do maestro Evandro Matté, às 19h. O espetáculo revisitou obras clássicas de Tchaikovsky (1840 - 1893), Beethoven (1770 - 1827) e Verdi (1813 - 1901). Na sequência, em um número do musical Romeu e Julieta, Helena Losada fez o primeiro solo da noite, recebendo muitos aplausos. A magia cresceu com o número Quebra-Nozes, com direito a bailarinos.
Depois, a gaúcha Anaadi, vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa no ano passado, apresentou um solo animado de Oh Happy Day. Ovacionado, Daniel foi, então, recebido para sua participação - na verdade, virou um show particular para os porto-alegrenses: o artista cantou 14 músicas ao todo, englobando sucessos de sua carreira e faixas natalinas. Foi a maior participação especial do Concertos Comunitários até o momento, que acontece há mais de 30 anos na Capital.
Nossa Senhora
O sertanejo abriu sua performance com Como Vai Você, misturada com trechos de Sonhos e Impossível Acreditar que Perdi Você.
— Que presente poder estar aqui, trazer minha música e comemorar a chegada do Natal. É o que gente precisa agora, ser feliz e o meu papel nisso tudo é cantar — disse Daniel, de forma simpática.
Entre Declaração de Amor e Adoro Amar Você (cantada em coro com a plateia), o eterno parceiro de João Paulo fez uma nova interação:
— Existem duas forças: o medo e o amor. Quando sentimos medo, nos afastamos do mundo. Mas quando a gente ama, se abre pra tudo o que a vida tem a oferecer. A gente sabe que encarar a realidade é melhor que viver dos sonhos, e se tem algo que liberta é o amor.
Estou Apaixonado e Romaria também garantiram muitas vozes cantando junto. Muita gente até se levantou para aplaudir a apresentação da segunda canção, que foi encerrada com Daniel carregando uma imagem de Nossa Senhora, entregue de presente por ele aos representantes do Zaffari.
O público ainda foi agraciado com Querência Amada, descrita por ele como “o hino do Rio Grande do Sul”. Ele ainda apresentou Eu Te Amo, de Roberto Carlos.
Natal
Acompanhado de mais bailarinas, Daniel abriu a última parte do espetáculo com Ave Maria e, depois, Adeste Fideles e Noite Feliz. O clima ficou ainda mais especial com Vem Chegando o Natal, que contou com os retornos de Anaadi e Helena Losada ao palco. A festa foi encerrada com Aleluia.
Para a analista de recursos humanos Lidiane Rodrigues, 36, a sensação é de que o fim de ano ficou mais completo após o show. Ela estava no evento acompanhada da sua filha Manoela, de seis anos:
— Esse evento é um pouco do mundo que eu gostaria de ver todos os dias, sem segurança ao redor tempo todo, esse clima de família. Traz a expectativa de futuro melhor.