A probabilidade de Tiago Iorc, 33 anos, surpreender o público gaúcho na noite deste sábado (2) não é baixa, visto que o artista vem presenteando o seu público com novidades desde que voltou à cena artística. No dia 15 de maio deste ano, o cantor mostrou que os meses de interrupção na carreira não serviram apenas para descansar.
O período afastado da vida pública e das redes sociais renderam um álbum inédito e videoclipes para as novas músicas, trabalhos que foram lançados ao mesmo tempo, sem aviso prévio, marcando a volta de Iorc.
Muito se especulou sobre o sumiço do artista, que nasceu em Brasília mas que tem um carinho especial pelo Rio Grande do Sul por conta dos anos que viveu em Passo Fundo, na Região Norte, quando criança. Logo após anunciar em seu Instagram que tiraria um tempo para si ("Concluí que um descanso vai me fazer bem", escreveu no início de 2018), Iorc foi marcado em fotos de amigos na Califórnia. Começaram, então, os rumores de que ele estaria vivendo nos Estados Unidos, país onde residiu quando jovem.
Em meio às averiguações, Felipe Simas, empresário do cantor, chegou a declarar que não havia data para o fim do ano sabático. A cantora Sandy, com quem Iorc gravou a música Me Espera, também se manifestou sobre o sumiço do amigo durante uma entrevista ao portal UOL, afirmando apenas que ele estava ótimo.
Pouco antes de anunciar a pausa, Iorc se apresentou com Milton Nascimento, no mesmo palco para o qual retornará agora, o Auditório Araújo Vianna. Foi em dezembro de 2017, com a turnê Mais Bonito Não Há.
Volta à cena artística
O hiato chegou ao fim de repente, quando Iorc disponibilizou Reconstrução nas plataformas de streaming, em paralelo ao lançamento de um clipe para cada uma das 13 canções do álbum no YouTube. Os vídeos contam com a participação da atriz e modelo Michele Alves, com quem o cantor vive um par romântico e encena carícias quentes. Com Desconstrução, primeira música do disco, Iorc foi indicado ao Grammy Latino 2019 na categoria Canção do Ano.
Este é o quinto álbum de estúdio do artista – o último havia sido Troco Likes, lançado em 2015, com os hits Amei Te Ver, Coisa Linda e Sol que Me Faltava, entre outros. Reconstrução ganhou uma releitura de forma intimista para o retorno do Acústico MTV, programa musical que recebeu grandes nomes da música internacional e nacional entre 1991 e 2012 e que virou um novo disco, o segundo no ano.
O show acústico, no qual Iorc recebeu convidados para cantarem músicas dele, como o uruguaio Jorge Drexler (Me Tira Pra Dançar) e a recifense Duda Beat (Tangerina), será reproduzido no palco do Auditório Araújo Vianna, mas sem confirmações de participações especiais.
Porto Alegre é a oitava das 17 cidades brasileiras da turnê. Se Iorc se mantiver fiel ao repertório do Acústico MTV, o público também matará a saudade de canções de Troco Likes e poderá conferir ao vivo a inédita Lôra e a versão do cantor para Bellyache, da cantora Billie Eilish.
Tiago Iorc
- Sábado, às 21h
- Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685)
- Ingressos de R$ 220 a R$ 340, em uhuu.com (com taxa) e no local, no dia, a partir das 16h