O cantor Milton Nascimento divulgou uma nota de repúdio nesta segunda-feira (21) contra o deputado estadual Coronel Henrique (PSL-MG) pelo que considerou uso indevido da música Coração de Estudante, sucesso da década de 1980 gravado em parceria com o compositor Wagner Tiso.
No comunicado emitido por sua assessoria, Milton reclama do uso da canção em uma propaganda institucional de Coronel Henrique, algo que diz não ter sido feito mediante autorização. "E o que mais nos impressiona é que essa atitude veio justamente de 'pessoas de bem' como o tal coronel, que tanto falam de roubo e corrupção em suas manobras de campanhas, mas que, pelo jeito, não passa de mero discurso", critica a nota.
De acordo com o jornal O Estado de Minas, a peça publicitária embalada pela música Coração de Estudante não foi publicada nas redes sociais do deputado, mas circula em grupos de WhatsApp. O conteúdo diz respeito à adesão de uma escola de Belo Horizonte ao modelo cívico-militar, plano educacional do presidente Jair Bolsonaro, de quem Coronel Henrique é correligionário.
O deputado ainda não se manifestou a respeito da nota de repúdio de Milton Nascimento. Confira o comunicado na íntegra:
"Viemos através deste comunicado denunciar o uso indevido da música 'Coração de Estudante' (Wagner Tiso e Milton), numa propaganda institucional do deputado estadual Coronel Henrique (PSL/MG). Nem os advogados de Milton, nem do parceiro dele, Wagner Tiso, deram qualquer tipo de autorização ao deputado. É com enorme surpresa que denunciamos este ato de extrema usurpação da obra alheia e violação da lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais). E o que mais nos impressiona é que essa atitude veio justamente de 'pessoas de bem' como o tal coronel que tanto falam de 'roubo' e 'corrupção' em suas manobras de campanhas mas que, pelo jeito, não passa de mero discurso. Fica aqui registrada a nossa indignação.
(Ps: os advogados da Nascimento Música já estão tomando as medidas cabíveis).