O espetáculo Elza, musical que coloca em cena sete intérpretes negras para representar Elza Soares, chega a Capital nesta semana, com apresentações na sexta (10) e no sábado (11), no Theatro São Pedro. Aos 90 anos, a cantora teve uma trajetória conturbada, marcada pelo ativismo e pela arte — como são lembrados na produção.
As memórias da artista também foram esmiuçadas pelo jornalista Zeca Camargo, que lançou em 2018 a biografia Elza. Da infância pobre até a consagração no cenário musical nacional, o livro resgata inúmeras passagens sobre a vida da cantora.
Abaixo, GaúchaZH selecionou cinco destas curiosidades.
1. Casamento forçado
Elza foi forçada pelo pai a se casar aos 13 anos com um homem que não era muito mais do que um garoto. Foi com ele que teve o primeiro filho.
2. Língua afiada
Em 1953, ao cantar como caloura no programa de rádio de Ary Barroso, deu-se um memorável diálogo. Questionada sobre de que planeta vinha, ela cravou: “Do planeta fome”.
3. Romance com Garrincha
Quando Elza iniciou seu relacionamento com Garrincha, que duraria 17 anos, ele ainda estava casado e era pai de sete filhas, o que motivou hostilidade à cantora. A história dos dois foi marcada pela paixão, pelo alcoolismo dele e pela perda do filho de ambos, em um acidente.
4. Parceria com Caetano
Entre o fim dos anos 1970 e o início dos 80, Elza achava que sua carreira havia acabado. Até que Caetano Veloso a convidou para gravar Língua, sucesso do disco Velô (1984). “Foi um dos presentes mais lindos que eu ganhei em toda minha vida”, declara ela no livro.
5. Queda no palco
Elza caiu do palco durante um show em 1999, no Rio. Problemas na coluna durante a vida exigiram que ela passasse a se apresentar sentada.