Após Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, escrever uma carta aberta criticando o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que atribuiu uma frase do humorístico Casseta & Planeta ao artista, o político ligou para ela para se desculpar. As informações são do colunista do Globo Ancelmo Gois.
Em uma entrevista à Veja, Rodríguez disse que Cazuza "pregava que liberdade é passar a mão no guarda". Lucinha Araújo, que ficou indignada com o caso, escreveu: "Se meu filho estivesse vivo, tenho certeza de que ele me pediria piedade. Mas como não sou ele e minha idade suprimiu os panos quentes, considero inadmissível uma pessoa, ocupando o cargo que ocupa, não ter a preocupação de, sem compromisso com a verdade, citar uma pessoa pública".
Ela ainda declarou que esperava uma retratação pública ou tomaria as providencias jurídicas necessárias. De acordo com o colunista, no telefone, Rodríguez garantiu que vai formalizar o pedido de desculpas em um comunicado por escrito.
O ministro também falou sobre a ligação em suas redes sociais: "Liguei para Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, para desfazer o equívoco de uma resposta que dei atribuindo a ele frase de um programa humorístico. A conversa foi tocante e combinamos uma visita a ela quando eu for ao Rio. O amor do coração de uma mãe por seu filho é algo valoroso."