No dia 30 de setembro, a uma semana do primeiro turno das eleições, Criolo lançou no YouTube o clipe de Boca de Lobo. Com direção de Denis Cisma, o vídeo causou comoção nas redes sociais, sobretudo pelas referências ao noticiário recente do país. Fãs do rapper passaram a procurar todos os fatos lembrados nas cenas da produção. Ali estão, por exemplo, o desastre ambiental de Mariana, os escândalos do caso que ficou conhecido como máfia da merenda, o incêndio no Museu Nacional, no Rio, o assassinato da vereadora Marielle Franco.
– São quase cem referências que têm ali. A pessoa tem que parar frame a frame para ir achando as coisas. Já encontraram 40, 50. Tem muita coisa que não está tão na cara – explica Criolo, que destaca o interesse dos jovens pelo trabalho, “uma geração que está aí preocupada com as coisas, que quer dialogar, dar sua opinião e contribuir”.
– É um lance do tipo: “Olha, a gente não esqueceu tudo que aconteceu. Isso aqui não é uma final de campeonato. Cuidar do país é uma coisa muito séria”. A gente vem com um olhar de esperança de futuro, mas também pontuando. Nós não esquecemos o desastre que a Samarco ofereceu à cidade de Mariana. A gente não esqueceu um monte de coisas, está tudo ali. As pessoas estão sofrendo, tem muitas pessoas que não enterraram seus mortos, cidades inteiras de luto. Pessoas com quase nada, e ainda levaram o pouco que tinham. É incêndio que acontece ali, é prédio que cai. São coisas dos últimos quatro anos.
Tendo Boca de Lobo como ponto de partida, Criolo montou uma nova turnê. Mais uma vez, a capital gaúcha receberá o show inaugural, a exemplo do que ocorreu em maio do ano passado, quando o músico apresentou, no Auditório Araújo Vianna, o primeiro espetáculo de Espiral de Ilusão – os sambas que compõem aquele disco não devem figurar nas apresentações que ocorrem na quarta (5) e na quinta-feira no Opinião. Começar por aqui não é uma coincidência:
– A energia da cidade... é tudo muito especial. Eu tenho um carinho muito grande por Porto Alegre. A juventude daí é muito forte, vocês são muito potentes. Tem pensamento pra frente. Tenho muito respeito.
FORMATO INÉDITO E FLERTE COM MÚSICA ELETRÔNICA
No set list das novas apresentações, além da canção que dá título ao vídeo-manifesto, vão aparecer, com nova roupagem, músicas de Ainda Há Tempo (2006), Nó na Orelha (2011) – álbum que consagrou o artista – e Convoque Seu Buda (2014), muitas delas já apresentadas por Criolo neste ano em show que fez em agosto ao lado de Mano Brow, líder dos Racionais MC’s, no Pepsi On Stage. O rapper paulistano explica o conceito da turnê:
– Estamos pensando em novas roupagens para todas as músicas. Vai ser um outro ambiente sonoro, com novos arranjos, com uma nova estética – afirma o músico.
O formato é inédito para o cantor. No lugar da banda com sete pessoas que geralmente acompanha Criolo estarão três músicos – Bruno Buarque, Dudinha e Daniel Ganjaman –, cada um com sua estação de trabalho, “cheia de engenhocas, equipamentos, sintetizadores, groovebox”. A apresentação contará também com a presença nas pick-ups de DJ Dan Dan, parceiro há anos de Criolo.
– A gente está buscando um caminho mais eletrônico, por conta de uma série de equipamentos que estão sendo utilizados para tirar o som. Não é necessariamente uma música eletrônica – explica o rapper de 43 anos. – Mas tem um flerte com isso.
CRIOLO – BOCA DE LOBO
Opinião (Rua José do Patrocínio, 834, fone 51 3211-2838)
Quarta (5), às 22h, e quinta (6), às 23h
Abertura da casa: 20h30 (quarta-feira) e 21h30 (quinta-feira)
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 65 a R$ 160
Pontos de venda: Multisom Bourbon Wallig (sem taxa, somente em dinheiro). Multisom Porto Alegre: Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Barra Shopping Sul, Shopping Total e Andradas 1.001; e Multisom Região Metropolitana: Bourbon São Leopoldo, Bourbon Novo Hamburgo, Park Shopping Canoas e Canoas Shopping (com taxa, somente em dinheiro). Online: blueticket.com.br/grupo/opiniao