Uma mistura singular entre a música tradicional latino-americana e a música contemporânea será o destaque da atração desta quinta-feira (1º/11) no projeto Unimúsica.
O duo colombiano Las Áñez, formado pelas gêmeas Juanita e Valentina Áñez, subirá ao palco do Salão de Atos da UFRGS às 20h, com entrada franca – a retirada de senhas deverá ser realizada das 9h até o início do show, no mezanino do local, mediante troca por 1 kg de alimento não perecível.
Neste ano, o Unimúsica apresenta a série Témpano América, com curadoria de Benjamim Taubkin, Demétrio Xavier, Leonardo Croatto e Lígia Petrucci, dedicada aos sons da América Latina.
Com dois discos disponíveis nas plataformas digitais (Silbidos, de 2014, e Al Aire, de 2017), as irmãs Áñez já mostraram em nove países da América e da Europa suas performances repletas de delicadeza e detalhes, nas quais cantam e se acompanham com pedais de gravação, percussões de pequeno formato e teclado.
– A principal influência da nossa música é o folclore da América Latina, a música tradicional tanto da Colômbia como de outros países. Entretanto, também temos influência da música moderna, como o jazz, o minimalismo, a vanguarda e alguns elementos do pop e sons eletrônicos – explica Valentina Áñez.
Analisando a evolução da dupla, Valentina analisa que Silbidos foi concebido como a gravação de um show, com forte influência do jazz, enquanto Al Aire teve mais produção sonora, contando com “orquestração minimalista” e mais elementos eletrônicos:
– O importante é que cada letra e cada canção gere uma atmosfera diferente ao vivo para tornar o show dinâmico.
LAS ÁÑEZ
Nesta quinta-feira (1º/11), às 20h.
Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre.
Entrada franca. Retirada de senhas das 9h até o início do show, no mezanino do Salão de Atos, mediante entrega de 1kg de alimento não perecível.