Um dos artistas mais versáteis do rap nacional, Rael volta a Porto Alegre na próxima quinta-feira (14), às 23h, para mostrar a diversidade sonora característica de seu trabalho. Tocando hits como Envolvidão, apresentando produções inéditas e também interpretando canções de outros músicos, o rapper, nascido e criado na zona sul de São Paulo, no bairro Jardim Ipiranga, traz ao Opinião performances repaginadas do seu último lançamento, Coisas do Meu Imaginário (2016).
Após surgir na cena hip hop com o grupo Pentágono, Rael iniciou sua trajetória solo em 2010, com o disco MP3 – Música Popular do Terceiro Mundo. Desde então, lançou o álbum Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração (2013) e o EP Diversoficando (2014), produções em que são notáveis as múltiplas referências artísticas que influenciam as criações do rapper, fortemente identificado com o reggae e o R&B.
Graças ao disco de 2016, Rael foi escolhido o melhor cantor de Pop/Rock/Reggae/Hip Hop/Funk no Prêmio da Música Brasileira e indicado ao Grammy Latino de melhor álbum na categoria Urban no mesmo ano.
Mesclando lançamentos talhados em batidas clássicas do rap, exemplo de Minha Lei, com love songs e canções acústicas conduzidas por violão, o artista, além de contribuir para a manutenção da raiz heterogênea do hip hop, apresenta em seu repertório melodias capazes de atrair públicos não tão familiarizados com o gênero.
Nesse processo cada vez mais criativo de fazer rap, o cantor criou, recentemente, um programa veiculado em seu canal no YouTube no qual recebe convidados para interpretar versões voz e violão de diversas canções. Com episódios mensais, Rael Convida contou com nomes como os rappers Criolo e Drik Barbosa, em performances de músicas próprias e de outros artistas. Configurando-se como uma espécie de reunião informal que busca promover encontros para trocar ideias e também homenagear ídolos da música brasileira, serve de aperitivo para o público se inteirar sobre como anda o imaginário de Rael.