A Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) começa a temporada 2018 com novo diretor artístico e regente titular. Evandro Matté assume o cargo duplo no lugar de Antônio Borges-Cunha, que esteve à frente do conjunto durante 18 anos.
Os primeiros compromissos oficiais de Matté serão os Concertos Banrisul para a Juventude, nesta segunda (11) e terça-feira (12), às 10h e às 15h, no teatro que dá nome à orquestra, para um público de estudantes. Os demais concertos desta série deverão ser dirigidos por André Munari, que assumiu como regente assistente.
Para a diretora-geral da OCTSP, Monica Blaya de Azevedo, a mudança corresponde a uma busca por "renovação":
– A proposta é entrar por novos caminhos, sair da zona de conforto, desafiar a orquestra.
Segundo Monica, a temporada começa apenas agora porque a mudança retardou o processo de captação de verba. No dia 23 de junho, o Quarteto de Cordas da OCTSP abrirá a palestra do historiador Leandro Karnal no Theatro São Pedro, intitulada A Vida que Vale a Pena Ser Vivida, com renda revertida para a orquestra. No dia seguinte, a OCTSP realiza um concerto, regido por Matté, em homenagem aos 160 anos do teatro (que serão completados no dia 27 de junho), com obras de Stravinsky, Carlos Gomes e Arthur Barbosa. A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre fará participação especial.
Segundo Monica, excepcionalmente neste ano não será divulgada uma programação antecipada da temporada. Os eventos serão divulgados individualmente, conforme sua confirmação. Já estão acertados dois concertos nos dias 8 e 9 de julho com o pianista Nelson Freire, um dos maiores nomes do instrumento no mundo. Acompanhado da OCTSP, ele executará o Concerto para Piano e Orquesta nº 2 de Chopin em homenagem à ex-diretora do teatro, Eva Sopher (1923-2018).
Evandro Matté afirma que pretende contribuir também em matéria de gestão cultural:
– Posso contribuir bastante não só na questão artística, mas na busca por um modelo de gestão que possa tornar o trabalho da orquestra mais estável. A orquestra hoje depende única e exclusivamente de patrocínios. Apresenta-se no momento em que consegue ter recursos para isso através de leis de incentivo.
Matté acumulará a função com os cargos de diretor artístico da Orquestra Unisinos Anchieta e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).