O pianista mais famoso do mundo estará neste final de semana em Porto Alegre. Com 40 anos de trajetória, Richard Clayderman consolidou uma carreira que associa o piano à música popular, com temas românticos e releituras pop de músicas conhecidas do cinema. A fórmula continua dando certo – os ingressos para o concerto deste sábado, às 21h, no Teatro do Bourbon Country, estão com vários setores esgotados.
– Não há segredo para alcançar o sucesso. Tenho muito amor à música e ao meu público – afirma o instrumentista francês.
Clayderman começou a ficar conhecido a partir de 1976, quando gravou um de seus maiores sucessos, Ballade pour Adeline, composto pelo produtor Olivier Toussaint. Foi a faixa que precisava para tornar popular o seu estilo de tocar, que vinha desenvolvendo desde a infância, quando começou com aulas em um conservatório.
– Desde a época em que estudava piano clássico eu já queria fazer algo diferente dos outros músicos, tocar melodias conhecidas e temas originais – conta Clayderman.
O instrumentista já vendeu mais de 150 milhões de álbuns em diferentes países, sendo muito popular na América Latina e no Japão – teve até um programa para jovens pianistas na televisão nipônica. Mas o francês não tem apenas fãs. Em fóruns de pianistas na internet, é possível ver intrumentistas classificando a música dele como simplista, fácil e superficial. Aos 64 anos, ela mantém a simpatia e a serenidade ao falar das críticas:
– Muitos pianistas clássicos não gostam quando um colega alcança o sucesso tocando um estilo diferente de música. Por mim, tudo bem. Eu não quero ser um pianista clássico, então não me importo com isso. Sou muito feliz desenvolvendo meu trabalho.
No show deste sábado, o músico será acompanhado por uma orquestra de cordas formada por músicos brasileiros e, diante de si, terá um piano acústico de cauda locado pelas produtoras Opus e Poladian especialmente para o concerto:
– Adoraria viajar com meu piano em turnê, mas não é possível. Então, todo dia é uma surpresa. Na maior parte das vezes eu tenho um bom piano, mas às vezes é difícil, porque o instrumento pode não soar tão bem. De qualquer maneira, eu sempre tento dar o meu melhor nas apresentações, mesmo quando o piano não me deixa tão motivado.
Além de Ballade pour Adeline, que ele acredita já ter tocado mais de 9 mil vezes, o espetáculo deste sábado contará com sucessos de seu repertório, como A Comme Amour (Paul de Senneville e Olivier Toussaint) e Flash Emotion (Marc Minier), além de medleys com trilhas de blockbusters do cinema, como Titanic e Amor, Sublime Amor.
– O show tem uma boa combinação entre meus temas originais e melodias bem conhecidas – resume o músico.
Richard Clayderman
Neste sábado, às 21h.
Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80)
Ingressos a R$ 320 (camarote) – demais setores estão esgotados.
À venda na bilheteria do local, das 10h às 22h, e pelo site uhuu.com. Há 10% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS para compras feitas apenas na bilheteria do local.