Para comemorar o Dia Nacional do Forró, celebrado na quarta-feira (13), o coletivo Conexão Pé de Serra realiza nesta terça (12) o 1º Festival de Forró de Porto Alegre. A data marca o nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Com repertório autoral e clássicos do gênero tipicamente nordestino, os grupos Cazumbá, Maria Bonita, Forró Pilé e Tribo Brasil e as cantoras Lili Fernandes e Maí Yandara se apresentam, a partir das 19h, no Opinião (Rua José do Patrocínio, 834).
Líder de uma das bandas de forró mais antigas da capital gaúcha, a Maria Bonita – que tem mais de 20 anos de estrada e três DVD's lançados – o vocalista Elojac conta que a ideia de criar um festival era antiga, mas foi de meio ano pra cá que as bandas se reuniram para pôr o projeto em prática por meio da criação do coletivo. Para o artista, a cena do forró ainda é iniciante na cidade, mas o movimento está crescendo. É no público universitário e jovem que os forrozeiros do sul do país apostam para levar o estilo adiante.
– Nossa ideia é fomentar ainda mais a cena do forró de raiz, do forró pé-de-serra. O forró consolida a nossa brasilidade, o Rio Grande do Sul não está fora do Brasil. A proposta é a diversão de forma saudável, para toda a família. A vida moderna priva as pessoas de um espaço de afeto, e o forró vem para conectar as pessoas. Isso sem falar no exercício aeróbico. Ao invés de ficar horas na academia, vem pro forró!
Os ingressos estão em primeiro lote e custam R$ 25 (mediante a doação de um quilo de alimento não perecível) e R$ 40 (inteiro), à venda pelo site blueticket.com.br, nas lojas Youcom e Multisom, e no local, na hora.