Eles provavelmente não estão entre as mais tocadas na sua estação de rádio, nem aparecem na televisão no domingo à tarde. Mas, acredite, graças à internet, eles são um grande sucesso. Estamos falando do 1Kilo, grupo de rap do Rio de Janeiro que escolheu gravar seu DVD ao vivo em Porto Alegre, hoje à noite, no Opinião, a partir das 23h.
Surgido entre a região de São Gonçalo e Niterói, no Rio, e em Santa Catarina – onde o baixista Rasta entrou para a equipe –, o coletivo foi criando força nos circuitos de rap onde foi formado e acabou vendo seu nome ganhar destaque à medida que novos integrantes, como MZ, Knust e Pelé juntavam-se à "família" – hoje, o número exato de componentes do 1Kilo é uma questão que nem os próprios membros conseguem responder. Diferentemente de uma banda tradicional, o 1Kilo funciona como um selo. Os artistas participantes, portanto, se alternam nas composições e gravações, sem a necessidade de que todos colaborem para que um trabalho seja disponibilizado para os fãs.
Sem uma grande gravadora por trás, o 1Kilo desenvolveu-se nas redes sociais, plataformas de vídeo e serviços streaming. No YouTube, o canal oficial do grupo já soma mais de dois milhões de inscritos. Entre hits como Reza Sincera (com 30 milhões de visualizações) e Tenta Vir (20 milhões), o carro-chefe é Deixe-Me Ir, primeira faixa a superar a barreira dos 100 milhões de espectadores, gravada por Baviera, Knust e Pablo Martins. A música é o principal destaque também no Spotify, onde há cerca de três meses ocupa uma das 10 posições de canções mais tocadas no Brasil – neste momento, é a quarta mais reproduzida, deixando para trás nomes como Anitta e Wesley Safadão.
Além da 1Kilo, a noite terá abertura do DJ King Jay e do rappers gaúchos da Milianos. Os ingressos custam entre R$ 50 (2º lote promocional, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível) e R$ 130 (4º lote), à venda na bilheteria do local, nas lojas Youcom e no site blueticket.com.br.