Celebrando os 60 anos de Nico Nicolaiewsky (1957 – 2014), que seriam completados nesta sexta-feira, músicos reúnem-se em um show tributo a um dos mais estimados artistas gaúchos. Estarão reunidos no palco artistas e amigos como Hique Gomez (parceiro de Nico no espetáculo Tangos & Tragédias), Fernando Pezão e Sílvio Marques (companheiros do homenageado no Musical Saracura), Cláudio Levitan, Fernanda Takai, Thedy Corrêa, Antonio Villeroy, Arthur de Faria, Nina Nicolaiewsky (filha de Nico), Ernesto Fagundes, Marcelo Delacroix, Pedro Verissimo e Frank Jorge, entre outros.
– O que a gente pensou em fazer nesse tributo é juntar os amigos. O show é baseado no primeiro tributo que a gente fez, em 2015, quando a morte do Nico completou um ano. Essa apresentação foi toda inspirada no Dia de Los Muertos, que é uma festa para os mortos que os mexicanos fazem. Como agora o tributo ocorrerá no aniversário do Nico, a ideia é festejar o seu nascimento, o que ele nos deu de bom. Vamos distribuir lembrancinhas para o público na saída, como se fosse uma festinha de aniversário – explica a atriz e educadora Márcia do Canto, viúva do músico.
Leia mais
A Sbórnia em 30 verbetes
Entrevista: Hique retoma personagem Kraunus
Kraunus Sang: "O Anarquismo Hiperbólico não se adapta ao Brasil"
De acordo com Márcia, o show será uma "festa no céu":
– O tema é uma festa de pijama, porque é uma celebração na segunda casa do Nico, o Theatro São Pedro. Além de passar muitos anos de sua vida ali, ele também foi velado no teatro.
O repertório vai misturar músicas de sua carreira solo (como Feito Picolé no Sol), canções do Tangos, além de outras inéditas – como Bombas de Beijo, feita com Antonio Villeroy; Bela Baila, realizada com Pedro Verissimo; Areia de Lampião, parceria com Aderbal Freire-Filho para um espetáculo no Rio de Janeiro, entre outras. Também haverá música inédita, que não foi gravada, do Saracura: Hippie Gaudério, que será interpretada por Ernesto Fagundes.
O show foi viabilizado por meio de financiamento coletivo realizado no Catarse. Além da apresentação, os mais de R$ 110 mil arrecadados servirão para lançar o DVD do show Tributo ao Nico, gravado em 2015 no TSP, dirigido por Renê Goya e pela U.NICO Produções Artísticas. O terceiro projeto, já em andamento, é a construção de um portal na internet para preservar o legado do artista, com partituras, áudios, vídeos e fotos. Segundo Márcia, o DVD está previsto para ser lançado em setembro, enquanto o site pode entrar no ar antes disso. Mas não para por aí: ela adianta que há muito material ainda para ser divulgado:
– Tem a ópera As Sete Caras da Verdade (2002), que ele só apresentou dois dias no Theatro São Pedro. Há também outra ópera inédita que ele estava ensaiando com o Fernando Cordella. Temos muitas ideias, mas, por enquanto, vamos focar nesses três projetos financiados pelo Catarse.
TRIBUTO AO NICO
Sexta, às 21h.
Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº), fone: (51) 3227-5100.
Ingressos: restam bilhetes apenas para o setor galeria, a R$ 40. As entradas podem ser adquiridas antecipadamente no TSP.