A primeira coisa que você precisa saber a respeito de Jeremih é como se pronuncia seu nome. Ele mesmo ensina, na biografia de sua conta no Twitter: jair-uh-my. Ou, em bom português, jer-iu-mai. É assim que ele quer ser saudado quanto pisar no palco do Planeta Atlântida, neste sábado.
Uma das atrações internacionais da 22ª edição do festival, o rapper americano vem para apresentar as canções do disco Late Nights. Lançado em 2015, é a base das apresentações de Jeremih, mas não a única. Em seu set list, ele costuma pinçar canções de seus discos anteriores, Jeremih (2009) e All About You (2010) e também da mixtape Late Nights: Europe, cujas músicas foram inspiradas quase todas por cidades... europeias.
Leia também
Ludmilla se prepara para show com Jeremih: "Amo o trabalho dele"
"A música ajuda a passar uma mensagem de empoderamento", diz Anitta, que faz show no Planeta Atlântida
Nascido e criado em Chicago em uma família de músicos, Jeremih aprendeu a tocar instrumentos logo na infância. Depois de tentar duas faculdades, deixou seus instintos falarem mais alto e passou a se dedicar a música. Influenciado por Michael Jackson, Stevie Wonder e R. Kelly, se juntou ao produtor Mick Schultz para compor suas primeiras canções. Não demorou e, em 2009, foi contratado pela poderosa gravadora Def Jam.
O primeiro single, Birthday Sex, indicava a vibe que Jeremih manteria até hoje: rap com pegada soul de letra lasciva para ser dançado à meia-luz. A música agradou e emplacou um 4º lugar na Billboard, alavancando as vendas do disco que levava seu nome. Para promovê-lo, caiu na estrada com Lil Wayne, Young Jeezy e Soulja Boy, outros jovens rappers em ascensão, na turnê America's Most Wanted.
Com algum nome na cena, conseguiu gente graúda para participar de seu segundo disco, All About You (2010). Entre os parceiros, astros como 50 Cent e Ludacris. No mesmo ano, foi chamado para um dueto com outra estrela do rap, Rick Ross, para a coletânea Self Made Vol. 1.
O disco seguinte, Late Nights, inseriu Jeremih de vez na divisão de acesso do panteão do hip-hop americano. Participaram do álbum rappers como J. Cole, Ty Dolla Sign, Migos, Future, Big Sean, entre outros. No ano passado, integrou a trilha sonora do remake de Caça-Fantasmas em um dueto com G-Eazy (Saw It Coming).
Para 2017, Jermih anunciou o lançamento da continuação de Late Nights, Later That Night, e também adiantou que anda trabalhando com Kanye West e Nicki Minaj. Será que teremos alguma palhinha no Planeta dessas novidades? É esperar para ver (e ouvir).
Onde ver
Na TV, o Planeta terá transmissão ao vivo no canal pago Multishow, que pela primeira vez irá exibir os shows nos dois palcos principais do evento. Nos intervalos do Palco Planeta, o público poderá conferir o que estiver rolando no Palco Atlântida. Nos dois dias, a função começará às 19h30min. Dedé Teicher, Laura Vicente e Titi Müller vão comandar a festa.
ZH fará a cobertura completa do evento com transmissão ao vivo, vídeos, reportagens e mais.