Na noite desta segunda-feira (26), a Lua vai oferecer um espetáculo para quem a vê da Terra: nosso satélite natural estará tanto em sua fase cheia quanto no ponto em que se encontra mais perto da Terra, o que a tornará uma "superlua". De acordo com estimativas da Nasa, os brasileiros poderão visualizar a superlua rosa a partir das 0h32min desta terça-feira (27), no horário de Brasília.
Seja para quem acredita que a data pode ter consequências, seja para aqueles que apenas consideram o satélite uma beleza natural, o fenômeno gera curiosidade.
Para aproveitar a data, GZH listou 10 músicas que homenageiam a Lua e têm tudo a ver com o fenômeno da madrugada desta terça. Confira:
1. Lua de São Jorge, de Caetano Veloso. Clássico da música popular brasileira que é homenagem tanto à beleza do satélite natural da Terra, quanto a sua importância mística.
2. Brain damage / Eclipse, de Pink Floyd. Um disco todo em homenagem a Lua e a seus mistérios. A sequência destas duas faixas é um dos momentos de mais psicodelia do álbum.
3. The Killing Moon, de Echo and the Bunnymen. Uma das músicas definitivas sobre a Lua e seu papel de espectadora do nosso mundo.
4. Bark at The Moon, de Ozzy Osbourne. O rei das trevas homenageia a Lua a sua maneira: na música, o satélite simboliza a escuridão e os seres que se sentem melhor sem o sol para atrapalhar.
5. Tendo A Lua, dos Paralamas do Sucesso. Nesta homenagem a Lua e a sua beleza, Herbert Vianna diz que, diferente do nosso planeta, o satélite "merecia a visita não de militares, mas de bailarinos".
6. Tá Vendo Aquela Lua, do Exaltasamba. Uma das imagens mais recorrentes da música e da poesia: a lua como prova de amor.
7. Space Oddity, de David Bowie. Em sua viagem pelo espaço, David Bowie – ou Ziggy Stardust – passa "bem acima da Lua" para observar a Terra e dizer que "ela é azul e não há nada que eu possa fazer".
8. Fly Me to The Moon, de Frank Sinatra. Para o dia em que a Lua estará mais perto da Terra do que nunca, nada melhor do que uma homenagem de uma das vozes mais bonita da história.
9. Blue Moon, de Billie Holiday. Um clássico em homenagem ao satélite, dessa vez na voz de Billie Holiday.
10. Lua em Gêmeos, da Supervão. Faixa do EP Lua degradê, da banda gaúcha. Afinal, além de beleza, os movimentos da Lua podem gerar consequências místicas.