Iniciando a turnê do disco 7/27 no Brasil, o quinteto feminino americano Fifth Harmony se apresentou no Pepsi on Stage nesta terça-feira cumprindo as expectativas de milhares de fãs. Autodenominadas harmonizers, as admiradoras chegaram a acampar na fila um mês antes do show só para garantir um lugar mais perto do grupo. Logo, as performances de Ally Brooke, Camila Cabello, Dinah Jane, Lauren Jauregui e Normani Kordei foram amparadas na sintonia com as suas seguidoras.
A abertura do show ficou por conta da banda gaúcha Melody SiXz, que conseguiu animar o público com uma apresentação competente, mesclando músicas próprias com covers de sucessos radiofônicos – como Sorry, de Justin Bieber, e Hotline Bling, de Drake.
Leia mais
Fifth Harmony em Porto Alegre com base em tuítes de fãs
Cria do"The X factor", Fifth Harmony emplaca hits pelo mundo
Pouco depois das 21h, o Fifth Harmony subiu ao palco e começou os trabalhos com Body rock. O setlist foi o mesmo executado em shows anteriores, como na Argentina e no Chile. Apesar de ser a turnê do segundo álbum, lançado em maio, maior parte do repertório saiu do disco de estreia, Reflection.
Durante 70 minutos, o grupo realizou uma performance com uma produção discreta: com apenas uma cortina no fundo do palco, sem pirotecnia, efeitos visuais marcantes ou trocas de figurinos – as integrantes vestiram branco do começo ao fim. Não havia a presença músicos ou instrumentos musicais, as meninas cantaram e dançaram apoiadas por uma base pré-gravada.
De qualquer maneira, Fifth Harmony é uma girlband mainstream que não precisa de pompa para fazer uma apresentação divertida e satisfatória para os fãs. A força do quinteto está no seu entrosamento com as suas seguidoras.
Muitos adultos torceram o nariz quando souberam que havia milhares de fãs extasiadas com a vinda de um grupo, aparentemente, desconhecido: "Fifth Who? Nunca ouvi falar". Esse é o ponto: a girlband não é para eles.
Um dos maiores fenômenos do pop da atualidade, o público do quinteto é formado basicamente por adolescentes. Havia até crianças no Pepsi on Stage, acompanhadas pelos seus pais – os adultos perdidos, porém fazendo uma força pelas filhas.
A identificação das jovens com o Fifth Harmony se vale muito do conteúdo das letras, que abordam assuntos como empoderamento feminino (Bo$$) e autoaceitação (Reflection) – temas tocantes para a adolescente em formação.
Entusiasmadas com o grupo, as fãs tratam de retribuir a cumplicidade que encontram na música, seja acampando na fila, recepcionando no aeroporto ou preparando um flashmob de cartazes com mensagens positivas direcionadas à Lauren durante a apresentação de No way. A cantora completou 20 anos na última segunda-feira.
Aliás, Lauren esteve ausente em Brave, honest, beautiful, música que abre a segunda parte do show. Segundo Camila, ela teve um problema no backstage (será que o churrasco não desceu bem?). Voltou para cantar Bo$$ e seguiu até o fim.
Musicalmente, o Fifth Harmony não trouxe elementos imprevisíveis para o Pepsi on Stage: é o típico pop dançante dos anos 2010, que agrega elementos de R&B e hip hop. No entanto, o quinteto seguiu com êxito o serviço para as fãs. No fim do dia, é essa cumplicidade que importa.
Setlist
1. Body rock
2. Miss movin' on
3. Sledgehammer
4. Dope
5. Reflection
6. Going nowhere
7. No way
8. Write on me
9. This is how we roll
10. Brave, honest, beautiful
11. BO$$
12. We know
13. Squeeze
14. Like Mariah
15. Worth it
16. All in my head (Flex)
17. Work from home