O início da montagem da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que estava previsto para a tarde desta sexta-feira (13), na Praça da Alfândega, foi adiado para sábado (14). Segundo a organização do evento, um caminhão que transportava parte do material estava vindo do interior de Santa Catarina e ficou preso no trânsito devido a bloqueios em estradas federais e estaduais, provocados pelas chuvas naquele Estado.
Segundo Eduardo Bergallo, engenheiro responsável pela montagem das estruturas da Feira, no final da manhã sexta sexta o veículo já havia conseguido chegar à empresa fornecedora, em Sapiranga. Lá, o material, que havia sido utilizado em outro evento, passará por limpeza e eventuais reparos antes de vir para a Capital. A chegada a Porto Alegre deve ocorrer por volta das 8h de sábado e o início da montagem está marcado para o fim da manhã.
— Devem chegar dois caminhões. A primeira coisa a ser feita será descarregar o material e separá-lo entre os lugares onde será montada cada estrutura. A montagem deve iniciar em seguida, por volta das 11h — informa Bergallo.
Esses serão os dois primeiros carregamentos de uma série de caminhões que devem estacionar na Praça da Alfândega até segunda-feira (16), trazendo ferros, lonas para cobertura e outros materiais. Conforme o cronograma da organização da Feira, a ideia é montar pelo menos 90% da estrutura mais robusta até o dia 20 de outubro, quando os livreiros começarão a organizar e decorar seus espaços. Depois, até o dia 25, a equipe do engenheiro alinha os últimos detalhes. Mesmo que haja chuva, os trabalhos de montagem não serão pausados.
De acordo com a Câmara Rio-grandense do Livro, entidade que promove o evento, o espaço terá 5000 m² de lonas para aproximadamente 1000 m² de estandes. A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 27 de outubro a 15 de novembro.