
Os autores convidados da 21ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2023), que será entre 22 e 26 de novembro, foram anunciados nesta quarta-feira (4). A programação principal, no entanto, ainda não foi fechada — apenas foi anunciado como será o Ciclo da Autora Homenageada, feito em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, e que receberá, inclusive, Rudá K. Andrade, neto de Pagu e de Oswald de Andrade.
Entre os nomes confirmados, destaque para Kenneth David Jackson, um dos maiores especialistas em Pagu, a autora homenageada da Flip este ano, e responsável pela organização da primeira antologia com seus textos jornalísticos, que está sendo publicada pela Edusp; a equatoriana Mónica Ojeda, autora de Mandíbula (Autêntica Contemporânea) e a alemã Nora Krug, ilustradora responsável pela adaptação de Sobre a Tirania, de Timothy Snyder, para graphic novel, com edição pela Companhia das Letras.
Serão 13 escritores e escritoras estrangeiras, e a lista inclui, ainda, entre outros, a poeta argentina Laura Wittner; Akwaeke Emezi, da Nigéria, presente nas livrarias brasileiras com Água Doce (Kapulana) e A Morte de Vivek Oji (Todavia) e o ucraniano Ilya Kaminsky, autor de República Surda (Companhia das Letras).
Entre os brasileiros, destaque para Adriana Armony, autora de Pagu no Metrô (Nós), um romance que investiga a passagem de Patrícia Galvão por Paris, além das poetas Luiza Romão, Marília Garcia, Angélica Freitas e Bruna Beber. Itamar Vieira Jr., autor de Torto Arado, e Eliane Marques, de Louças de Família (Autêntica Contemporânea), também estão entre os convidados.
A Flip terá, ainda, Augusto de Campos como o autor em foco. Aos 92 anos, o poeta é também autor de Paixão Pagu, uma das biografias da escritora.
Programação do Ciclo da Autora Homenageada
A homenagem a Pagu ocorre durante o festival, em Paraty, e antes, em São Paulo. De 24 a 28 de outubro, escritores e pesquisadores participam de um ciclo de debates no CPF Sesc, que terá transmissão pelo YouTube.