Vencedor do Prêmio Jabuti de 2020 de melhor romance literário por Torto Arado, que foi um fenômeno de crítica e de vendas, Itamar Vieira Junior lança uma nova obra do gênero. Chega nesta segunda-feira (24) às livrarias Salvar o Fogo (Todavia, 320 páginas, R$ 76,90), que teve 37 mil exemplares adquiridos na pré-venda — no Brasil, uma tiragem de 5 mil cópias já é considerada expressiva.
Ambientado na Bahia, terra natal do autor, o romance acompanha a família de Moisés, que vive com seu pai e sua irmã em um povoado rural no interior. A narrativa se passa em uma comunidade habitada por agricultores, pescadores e ceramistas de origem afro-indígena. A igreja tem forte influência sobre os moradores, que ficam à sombra do mosteiro ali construído no século 17.
No decorrer da trama, a relação do menino com sua irmã Luzia ganha importância. Isso porque a jovem, que trabalha como lavadeira do mosteiro, passa a educar Moisés com uma rigidez que é influenciada pela igreja. O ambiente religioso também acaba oportunizando ao garoto uma formação a que seus outros irmãos não tiveram acesso.
Turnê
Em seu segundo romance, o escritor – que também tem publicada a coletânea de contos Doramar ou a Odisseia — tece paralelos entre as trajetórias individuais dos personagens e o contexto social do país. Isso é feito em tom dramático e comovente, que utiliza questões familiares para ilustrar características da sociedade brasileira, que mantém vivo seu caráter colonialista.
Vieira Junior passará a rodar o país em uma turnê de lançamento da obra. Ele chegará a Porto Alegre no dia 20 de maio para uma sessão de autógrafos na Livraria Leitura do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300), às 17h.
Salvar o Fogo
De Itamar Vieira Junior
Romance. Todavia, 320 páginas, R$ 76,90