A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) divulgou que o velório do poeta Luiz de Miranda irá ocorrer neste domingo (31) no Angelus Memorial e Crematório (Rua Porto Alegre, 320 - Medianeira). A despedida ao escritor, que será aberta ao público, acontecerá na sala 2, das 10h às 14h.
Inicialmente, o velório de Miranda aconteceria no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, mas, segundo a SMC, por questões de logística, ocorreu a transferência da cerimônia para o novo endereço.
O poeta morreu na sexta-feira (29), aos 77 anos, após estar internado desde 17 de julho na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Segundo familiares, ele estava sedado, com auxílio mecânico para respirar e foi vítima de um choque séptico, além de insuficiência cardíaca congestiva.
O secretário da Cultura da Capital, Gunter Axt, ressalta que a prefeitura, a PUCRS e também amigos do escritor irão se unir para auxiliar nos custos do velório e enterro.
Miranda começou a ter problemas de saúde mais graves em maio de 2021, quando foi internado ao sofrer uma queda em via pública no bairro Cidade Baixa, na Capital. Exames constataram que ele sofria de estenose aórtica, um estreitamento na artéria aorta, a principal do corpo. Meses mais tarde, em setembro do ano passado, o poeta voltou a ser hospitalizado, após sofrer um infarto agudo. Ele foi medicado e seu quadro permaneceu estável, apesar de apresentar cada vez maior confusão mental.
Natural de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Miranda publicou mais de 30 livros e conquistou o Prêmio de Poesia 2001.