Um dos principais eventos de literatura do Rio Grande do Sul, a 13ª edição do FestiPoa Literária já tem data e programação. Em formato virtual, a semana literária deste ano irá homenagear o poeta e ativista cultural Sérgio Vaz e a escritora Ana Maria Gonçalves.
O evento ocorrerá entre 13 e 17 de maio e contará com debates, saraus e oficinas com cerca de 50 convidados de todo o país. Entre os confirmados, estão nomes como os escritores Jeferson Tenório, Itamar Vieira Júnior e Conceição Evaristo, o ator Antônio Pitanga, os músicos Criolo, Teresa Cristina e Letrux, entre outros.
De acordo com a curadoria da FestiPoa, a programação foi pensada para destacar a trajetória e a obra dos autores homenageados, além de debater temas como o caráter político da arte em meio à pandemia, o racismo, o feminismo e a coletividade artística.
Haverá ainda sessões de lançamentos dos livros João aos Pedaços, biografia de João Gilberto Noll escrita pelo jornalista Flávio Ilha, e Somos Todos Caim, conjunto de contos de Clarice Müller. As transmissões podem ser conferidas ao vivo, pelo canal no YouTube do FestiPoa.
Homenageados
Sérgio Vaz é cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento cultural que ajudou a deflagrar a literatura periférica em São Paulo. Em 2007, em parceria com coletivos da região, elaborou a Semana de Arte Moderna da Periferia. É autor do projeto Poesia Contra Violência, que percorre as escolas públicas da região promovendo recitais e bate-papos sobre poesia e incentivo à leitura.
Já a mineira Ana Maria Gonçalves é autora de Ao Lado e à Margem do que Sentes por mim e Um Defeito de Cor, ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007). Já publicou em Portugal, Itália e nos EUA, onde ministrou cursos e palestras sobre relações raciais e fez residência em universidades como Tulane, Stanford e Middlebury. Mora em São Paulo, onde escreve também para teatro, cinema e televisão.