A Feira do Livro de Porto Alegre costuma ser uma grande oportunidade de adquirir livros novos com desconto e garimpar saldos por bagatelas. Com a 66ª edição do evento totalmente online, não será possível passear a partir desta sexta-feira (30) pelas alamedas da Praça da Alfândega em busca de novidade ou de um grande balaio com exemplares antigos para revirar. Mas a organização do evento assegura que, apesar da mudança para o ambiente digital, o clima de pechincha e bons negócios está garantido.
Nesta sexta, às 19h30min, a Feira, que tem como patrono o escritor Jeferson Tenório, começa oficialmente com um bate-papo com Isabel Allende, chilena autora de obras como A Casa dos Espíritos, Paula e Meu País Inventado.
A conversa pode ser assistida em feiradolivropoa.com.br, com mediação da jornalista Lúcia Mattos, da escritora Anna Mariano e da professora Regina Kohlrausch. A programação se estende até 15 de novembro. Conheça as ações que a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) criou para garantir preços acessíveis a todos os bolsos — e saiba como tirar proveito delas.
Desconto mínimo de 10%
Todos as lojas virtuais dos livreiros participantes estão comprometidas a oferecer pelo menos 10% de desconto em todo seu acervo até 15 de novembro. Tito Montenegro, editor e membro da comissão organizadora da Feira, é otimista em relação à adesão dos livreiros ao desconto:
— Acreditamos que, na prática, os descontos serão maiores. Em média, devem ficar por volta dos 20%.
Por um lado, os livreiros perdem a circulação de pessoas na Praça da Alfândega; mas, de outro, têm custos menores, já que não precisam contratar funcionários ou pagar aluguel e manutenção de barracas.
— Pode ser que alguns livreiros tenha rentabilidade ainda maior do que na praça, por causa da baixa nos custos. No entanto, é difícil prever se poderão fazer descontos maiores por causa disso. Ainda há muitas incertezas a respeito de como será o comportamento do público — pondera Tito.
Lista de bancas
No site feiradolivropoa.com.br, há uma guia intitulada "bancas", com cerca de 40 lojas online de associados da CRL. Algumas foram criadas especialmente para o evento. No entanto, pelo menos metade das livrarias e editoras que tradicionalmente participam da Feira não está lá, já que os donos decidiram não investir neste momento para entrar no ambiente virtual.
Foram realizadas consultorias e reuniões com livreiros para estimular a criação de espaços alusivos à Feira nos sites, com descontos especiais, para funcionar como balaios de saldos.
Ofertas do dia
A cada dia, a Feira pretende atualizar uma postagem de seu site intitulada Em Qual Banca. São informações de como adquirir os livros em destaque nos bate-papos e palestras da programação. É uma maneira de facilitar o acesso dos leitores ao que está sendo discutido na programação.
Entregas de bicicleta
A CRL criou uma parceria com a empresa Pedal Express para que as lojas dos associados possam usar o serviço ao longo da Feira para as entregas em Porto Alegre. Além de sustentável, é um sistema de entrega ágil. Os clientes da Capital que optarem pela entrega de bicicleta devem receber seus pedidos em até dois dias, dependendo do bairro de destino. Alguns livreiros também pretendem oferecer a opção do comprador retirar o produto em loja, que também ajuda a baratear custos de envio.