A rede Livraria Saraiva anunciou o encerramento de 13 lojas em todo o Brasil no mês de junho. Entre elas, estão as filiais no Moinhos Shopping, em Porto Alegre, e no Park Shopping Canoas — conforme havia sido apurado por GaúchaZH em maio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da companhia.
Além das duas lojas no Rio Grande do Sul, outras 11 filiais foram fechadas neste mês: são quatro em São Paulo (SP) — Shopping Metrô Santa Cruz, Shopping Center Norte, Shopping Vila Olímpia e Shopping Mooca; duas no Rio de Janeiro (RJ) — Rua do Ouvidor e Shopping NYCC; uma em Santo André (SP) — Shopping ABC; uma em São Caetano do Sul (SP) —ParkShopping São Caetano; uma em Brasília (DF) — Conjunto nacional; uma em Recife (PE) — Shopping Recife; e uma em Belo Horizonte (MG) — Shopping Diamond Mall.
A Saraiva informou também que seguem ativas 62 lojas, que estão abertas ou temporariamente fechadas por conta do covid-19.
Em maio, a rede já havia informado que a "geração de receitas deixou de acontecer" após o fechamento de unidades por conta da pandemia. No período, foram realizadas "a renegociação de pagamentos a fornecedores e parceiros, suspensão de contratos, redução de jornada, buscando garantir a sustentabilidade do negócio", diz nota assinada pelo diretor de negócios Deric Guilhen.
Atualmente, a rede de livrarias se encontra em recuperação judicial. Em abril, a Justiça determinou que a Saraiva devolvesse metade dos livros em seus estoques a editoras.