O editor Pedro Almeida, curador do prêmio Jabuti, usou as redes sociais para explicar o caso em que minimizou as mortes por coronavírus. De acordo com sua publicação, Pedro pede desculpa pela situação e diz que compartilhou notícias falsas que ele acreditava serem verdadeiras.
"Fiz um post com dados incorretos; errei por acreditar que eram corretos. Assim que amigos me avisaram disso, apaguei o post. Não desejava colocar inverdades e, como jornalista, sempre confiro antes de divulgar. Mas apostei na fonte", escreveu o jornalista.
Recentemente, mais de 1,4 mil pessoas haviam participado de um abaixo-assinado pedindo o afastamento de Pedro da função relacionada ao prêmio literário. O jornalista havia defendido o fim do distanciamento social.
Em seu pedido de desculpa, Pedro diz que a situação não tem a ver com o prêmio e lamentou as perdas por covid-19. "Tenho amigos que perderam parentes por conta dessa pandemia, dei toda a minha solidariedade e afeto a todos eles na época em que essas perdas aconteceram", escreveu. Pedro apagou sua publicação que gerou a polêmica.