A partir desta sexta-feira (1º), o corre-corre diário do Centro de Porto Alegre vai esbarrar com o mundo literário da Feira do Livro. As 106 bancas espalhadas pela Praça da Alfândega não passarão despercebidas nem pela movimentação frenética das pessoas, que cruzarão em meio aos livros e atividades artísticas para caminhar pela já conhecida morada do evento na Capital.
Sob o lema Curiosidade É O Que Nos Move e com foco na diversidade e na inclusão, a 65ª edição da Feira do Livro ocorre até o dia 17 de novembro com mais de 600 sessões de autógrafos e 300 atividades, como bate-papos, contação de histórias e oficinas além, claro, da venda de livros junto aos expositores. Temas como feminismo, direitos humanos, racismo e questões indígenas e do universo LGBT+ estarão no centro dos debates.
Entre os autores que marcarão presença no evento, estão Laurentino Gomes, Ana Maria Gonçalves, Maria José Silveira, Paula Taitelbaum e Nilton Bonder, além de presenças internacionais, como as argentinas Liliana Heer e Mariana Travacio e a angolana Djaimilia Pereira de Almeida.
Bate-papos
Grande parte das rodas de conversa e oficinas da Feira do Livro serão realizadas nas salas do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, que fica na Rua dos Andradas, junto à Praça da Alfândega. Atividades relacionadas ao evento também ocorrerão na Arena Inovação e na Estação de Acessibilidade — dois pontos com estandes montados na própria feira (veja no mapa abaixo).
Há ainda a chamada Feira fora da Feira, com exposições e atividades musicais espalhadas por grandes centros culturais da Capital, como o Theatro São Pedro e a Casa de Cultura Mario Quintana.
Novo espaço para os pequenos
Neste ano, a área infantojuvenil ganha uma novidade: a Tenda das Mil e Uma Histórias. Localizada diante do Memorial do Rio Grande do Sul, será destinada para crianças de zero a seis anos. Além do novo espaço, os pequenos e os adolescentes terão atividades concentradas no Teatro Carlos Urbim, na Avenida Sepúlveda, perto da praça, que também será palco da cerimônia oficial de abertura da Feira do Livro, às 18h30min desta sexta, com a presença da patrona Marô Barbieri.
Rádio Gaúcha na Feira
O programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, será transmitido ao vivo da Feira do Livro de Porto Alegre nesta sexta. Leandro Staudt, do Estúdio Móvel, e Kelly Matos, direto do estúdio principal, comandam a atração das 14h30min às 16h30min trazendo os principais destaques do evento.
Mapa da Feira
Serviço
65ª Feira do Livro de Porto Alegre
- De 1º a 17 de novembro
- Praça da Alfândega, no Centro Histórico
Horário de funcionamento:
Área infantil
- Bancas: 9h30min às 20h30min
- Atividades: 9h às 20h30min
Área geral e internacional
- Bancas: 12h30min às 20h30min (dias úteis, domingos e feriados); 10h às 20h30min (sábados)
A Feira em números
- 106 expositores: 86 na área geral, 13 na área infantil e 7 na área internacional
- Mais de 300 atividades
- Mais de 600 sessões de autógrafos
- 150 autores nacionais
- 12 autores estrangeiros
Os destaques da programação
As atividades da Feira do Livro de Porto Alegre são vastas e envolvem todos os públicos. Por isso, GaúchaZH selecionou alguns destaques do evento em cada dia. A programação completa pode ser conferida aqui.
1/11 (sexta-feira)
- 18h30min: abertura oficial, com a presença da diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro e da patrona Marô Barbieri. Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)
2/11 (sábado)
- 17h: conversa com a patrona Marô Barbieri. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223).
- 15h30min: sessão de autógrafos de Se você para, você cai. Com J.J. Camargo. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 16h30min: sessão de autógrafos O Meu melhor. Com Martha Medeiros. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 18h: presença sueca na Feira do Livro: Mats Strandberg. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1.223)
- 18h30min: Woodstock _ 50 anos! Com Robson de Freitas Pereira, Luís Augusto Fischer e Juarez Fonseca. Sala Noé de Mello Freitas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
3/11 (domingo)
- 15h: apometria, os Orixás e as linhas de Umbanda. Com Norberto Peixoto. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1.223)
- 16h30min: uma história da escravidão no Brasil. Com Laurentino Gomes e mediação de Carlos André Moreira. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h: a Cabala e os Sistemas. Reflexão sobre a nova série lançada pelo Rabino Nilton Bonder abordando, através de sete distintas temáticas, a importância dos sistemas na arte da interpretação. Com Nilton Bonder e mediação de Túlio Milman. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1.223)
- 18h30min: sessão de autógrafos de Antes não era tarde. Com Pedro Gonzaga. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
4/11 (segunda-feira)
- 17h: memórias de juventude e autoritarismo nos livros para o Vestibular 2020 da UFRGS. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h30min: sessão de autógrafos de Macha. Com Claudia Tajes. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 19h30min: sessão de autógrafos de Metralha - Vida & Obra de Nelson Gonçalves, o rei do rádio. Com Cristiano Bastos. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
5/11 (terça-feira)
- 15h30min: sessão de autógrafos de Diário de uma boneca. Com Lia Menna Barreto. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 16h: LGBTQI+. Com Jandiro Adriano Koch e Valéria Barcellos. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 16h30min: Aventura no topo da África. Conversa com Airton Ortiz. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 17h: as vozes dos novos poetas de Porto Alegre. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h: a maternidade é revolucionária. com Manuela D'Ávila, autora de Revolução Laura. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h30min: sessão de autógrafos de Segunda Chance - A vida depois da doença. Com Fernando Lucchese. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 18h30min: sessão de autógrafos de Ora Bolas / Poupou. Com Paula Taitelbaum. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
6/11 (quarta-feira)
- 14h: Audiência Pública sobre o novo Ensino Médio. Auditório do Memorial do RS (Rua 7 de Setembro, 1.020)
- 15h: Agrotóxicos, agronegócio e crimes ambientais na era da pós-verdade. Com José Renato de Oliveira Barcelos, Mônica Meira e mediação de Roberto Rebés Abreu. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 15h30min: contação de histórias de Tinoca minhoca, de Marô Barbieri. Tenda das Mil e Uma Histórias (Praça da Alfândega)
- 17h30min: sessão de autógrafos O homem infelizmente tem que acabar. Com Clara Corleone. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega, s/nº)
- 18h: presença argentina na Feira do Livro: Mariana Travacio. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
7/11 (quinta-feira)
- 9h: Fake news: como surgem, viralizam, impactam nosso dia a dia e de que forma combatê-las? Oficina com Taís Seibt. Arena Inovação (Praça da Alfândega)
- 17h30min: sessão de autógrafos de Dinahi. Com Marô Barbieri e Marlon Costa. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 18h: presença alemã na Feira do Livro: Caren Miesenberger. Resistência feminista nas mídias brasileira e alemã. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h: recital show Virginia Woolf. Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)
- 19h30min: sessão de autógrafos de A mãe da sua mãe de sua mãe e suas filhas. Com Maria José Silveira. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
8/11 (sexta-feira)
- 14h30min: sessão de autógrafos de Turma da Monica. Com José Santos. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 16h30min: sessão de autógrafos de Retalhos de uma vida. Com Maria José Silveira. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 18h30min: sessão de autógrafos de Dicionário de Porto-alegrês. Com Luis Augusto Fischer. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 19h: Sarau das gurias. Com Cintia Moscovich, Jane Tutikian, Márcia Ivana de Lima e Silva, Cláudia Tajes, Loma Berenice Gomes Pereira, Dionara Maria Fuentes e Vika Schabbach. Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)
9/11 (sábado)
- 16h30min: sessão de autógrafos de 100 vezes Gauchão: a História Centenária de uma Paixão. Com Cléber Grabauska e Gustavo Manhago. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 16h30min: presença argentina na Feira do Livro: Liliana Heer. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h30min: bate-papo com escritoras e leitoras da Amazon. Inscrições pelo e-mail oficinas@camaradolivro.com.br. Sala Noé de Mello Freitas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 19h30min: sessão de autógrafos Família é tudo. Com Fabricio Carpinejar. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
10/11 (domingo)
- 14h: 14º Mutação na Feira - HQs, zines e cultura pop. Promoção da Quadrante Sul Comics. Arena Inovação (Rua Siqueira Campos, 2.529)
- 15h: Jayme ao Quadrado, a biografia do comunicador Jayme Copstein. Com Léo Gerchmann, Cláudio Brito, Felipe Vieira, Luiz Ferraretto e Carlos Nelson. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 17h30min: sessão de autógrafos de O que resta está por vir. Com Maria Carpi. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
- 19h30min: sessão de autógrafos de 100 vezes Teixeirinha - Uma biografia. Com Daniel Feix. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
11/11 (segunda-feira)
- 14h30min: apresentação de Poemas Negros e outros nem tantos, com presença do autor Jorge Froes. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 16h: conversa com Alcy Cheuiche sobre a 4ª Edição do livro Lord Baccarat. Só o amor pode vencer as drogas. Com Fernando Lucchese e Lucas Zamberlan. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h30min: Homenagem a Amós Oz - Um ano sem suas palavras. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
12/11 (terça-feira)
- 19h30min: palestra sobre o escritor Aldyr Garcia Schlee. Theatro São Pedro -Sala de Música (Praça Mal. Deodoro, s/nº)
- 19h30min: a literatura dos povos indígenas com Daniel Munduruku e Yaguarê Yamã. Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)
- 19h30min: sessão de autógrafos de O defeito de cor. Com Ana Maria Gonçalves. Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega)
13/11 (quarta-feira)
- 17h: os 70 anos de O Continente de Erico Verissimo: do romance ao HQ. Com Márcia Ivana de Lima e Silva, Carlos André Moreira e Gilmar Fraga. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1.223)
- 17h: Questões de gênero: como abordar em casa e na escola? Bate-papo com Georgina Martins e Márcia Leite. Biblioteca Moacyr Scliar, Memorial do Rio Grande do Sul (R. 7 de Setembro, 1020)
- 17h30min: premiação do Desafio Literário da Feira. Auditório do MARGS (Praça da Alfândega)
- 18h: Paletó e eu - Aparecida Vilaça, antropóloga e escritora, traça, através dos Wari', um panorama da realidade indígena no Brasil. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
14/11 (quinta-feira)
- 16h30min: A história da vida de José Lutzenberger. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 17h: Universo poesia - SLAM. Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)
- 18h30min: os segredos revelados pela biografia de Maria Thereza Goulart, viúva do ex-presidente João Goulart. Com Wagner William, Jair Krischke e Christopher Goulart. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1.223)
15/11 (sexta-feira)
- 18h: Sarau Linguagens que tocam, com apresentação da Orquestra Rosariense. Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)
- 18h30min: Os Presidentes: a história dos que mandaram e desmandaram no Brasil. Com Rodrigo Vizeu. Sala Noé de Mello Freitas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
16/11 (sábado)
- 18h: Presença angolana na Feira do Livro: Djaimilia Pereira de Almeida. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 18h: uma viagem literária sobre o músico que fez história com o espetáculo Tangos & Tragédias. Com Hique Gomez e Roger Lerina. Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)
- 18h30min: Criação literária: a construção de livros de ficção, personagens, diálogos, mundos, lutas e reinos. Sala O Retrato no CCCEV no CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223)
17/11 (domingo)
- 9h às 20h: Festival do Japão na Feira. Arena Inovação (Praça da Alfândega)
- 17h: Planeta fantástico: o mercado editorial para a literatura fantástica no RS. Sala Noé de Mello Freitas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
- 17h: Transformação pelo Coaching. Com Rogério Machado, Ronald Dennis Pantin Filho e Cesar Rovak. Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1223)
- 18h: Sarau Leonardo da Vinci: esse curioso ser humano. Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)