A brasileira Marília Garcia recebeu o primeiro lugar no Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa no Palácio da Ajuda, em Lisboa, nesta sexta-feira (7). Ela superou mais de 1,3 mil concorrentes e se tornou a segunda mulher a vencer a competição, com o livro de poesia Câmera Lenta.
A obra é o quinto livro da poeta, publicado pela Companhia das Letras. Nele, cada poesia reflete sobre as múltiplas espirais da linguagem. Aos 39 anos, a escritora que é natural do Rio de Janeiro deve receber R$ 100 mil pelo prêmio.
Na cerimônia, que contou com a presença do presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, também foram anunciados os outros três vencedores: os dois portugueses Bruno Vieira Amaral e Luís Quintais, em segundo e terceiro lugar, respectivamente, pelos livros Hoje estarás comigo no paraíso e A Noite Imóvel; e em quarta posição o moçambicano Luís Carlos Patraquim, autor de O Deus Restante, que se tornou o primeiro escritor africano a receber a distinção.
O Prêmio Oceanos, inicialmente chamado prêmio Portugal Telecom, foi criado em 2003 com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os países lusófonos. Este foi o primeiro ano em que o anúncio foi realizado fora do Brasil, a convite do Ministério da Cultura de Portugal.