Começa, nesta quinta-feira (1º), a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento vai até o dia 18 de novembro e deve atrair mais de 1 milhão de pessoas à Praça da Alfândega, no Centro da Capital. Serão 104 bancas, sendo 85 na área geral, 13 na infantil e seis na internacional. A estrutura também conta com uma praça de alimentação.
Diferentemente dos anos anteriores, a Feira se concentrará apenas na Praça, devido às obras no Cais do Porto. A abertura oficial, às 19 horas de quinta-feira, acontece no Teatro Carlos Urbim e conta com a presença da patrona, Maria Carpi.
A equipe do Segundo Caderno selecionou os eventos mais importantes da programação da Feira. Confira e programe-se!
2 DE NOVEMBRO
Markéta Pilátova
Crítica, professora e escritora, a autora do romance Olhos de Loba, apresenta um panorama da imigração na literatura da República Tcheca, país homenageado desta Feira. Palestra às 15h30min, no Auditório do Margs (Praça da Alfândega, s/nº).
4 DE NOVEMBRO
Pedro Mairal
Vem ao Brasil lançar seu best-seller A Uruguaia. É um dos eventos da programação argentina, que trará também à Capital os escritores Damián Tabarovsky e Ariel Magnus. Encontro às 18h na Biblioteca do Clube do Comércio. (Andradas, 1.085, 3º andar).
10 DE NOVEMBRO
Scholastique Mukasonga: Sobrevivente do massacre de Ruanda, a romancista africana fez do horror de seu país matéria de grande literatura. Mesa às 15h no Auditório Barbosa Lessa do Centro CEEE Erico Verissimo (CCCEV). (Rua dos Andradas, 1.223).
11 DE NOVEMBRO
Ana Margarida de Carvalho: Escritora portuguesa que vem lançar em Porto Alegre seu premiado romance de estreia, Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato. Encontro às 18h no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Andradas, 1.085, 2º andar).
17 DE NOVEMBRO
Marta Breen e Jenny Jordahl: Dupla de quadrinistas norueguesas criadoras do livro Mulheres na Luta, que conta, em forma de HQ, 150 anos de história do feminismo. Mesa às 18h no Auditório Barbosa Lessa do CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223).
Paula Anacaona - Editora, escritora e tradutora francesa especializada em literatura brasileira discute o papel da mulher negra no Brasil e na França. Encontro às 18h30min no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Andradas, 1.085, 2º andar).