Juntos há mais de 40 anos, o casal de escritores Luiz Antonio de Assis Brasil e Valesca de Assis comemora lançamento duplo. Nesta Feira do Livro, Assis Brasil autografa sua mais nova obra, O inverno e depois, enquanto Valesca lança A ponta do silêncio. Apesar de compartilharem o mesmo ofício, garantem: sobre o que menos se conversa, em casa, é literatura.
– A gente já passa o dia inteiro tratando disso, e me resolvo melhor caminhando ou cozinhando (do que conversando). A gente não mistura. Senão, acho que não teria casamento – brinca Valesca.
– Nossa relação é anterior à literatura e se mantém por outras razões. É como se um casal falasse de trabalho o tempo todo estando em casa. Então, temos carreiras muito independentes – complementa Assis Brasil.
Leia mais:
Caio Riter responde a perguntas de leitores mirins na Feira do Livro
VÍDEO: confira, direto da Feira do Livro, a dica da colunista Marta Sfredo
Jeremías Gamboa discorre sobre tradição dos escritores peruanos em abordar o jornalismo
Isso não significa que não haja colaboração. Uma vez terminado o livro, cada um conta com um grupo de leitores prévios, pessoas de confiança que têm acesso às obras antes do lançamento para opinar sobre o resultado. Entre os de Assis Brasil está Valesca (e vice-versa).
– É um sinal de inteligência ouvir os outros sobre aquilo que estamos escrevendo. Por vezes, descobrem problemas que a gente não percebeu. Ela opina sobre minhas obras com outras pessoas. Isso é bom – conta Assis.
– E, se a pessoa lê tudo de uma vez, dá para medir se o livro está com a tensão e a intensidade que queremos. Vemos se causou o impacto que queríamos no leitor. Lendo por partes, não dá para fazer isso – justifica Valesca.
A dupla mantém rotinas bem diferentes. Antigamente, escreviam no mesmo espaço (inclusive com apenas um computador), mas, de 10 anos para cá, investiram em dois escritórios.
– Morria de medo de deletar algo dele. E cada um tem suas características. Ele é muito organizado, eu não sou. Assim, ninguém se incomoda com os defeitos do outro – explica a autora.
O imprescindível, salienta Assis Brasil, é manter o silêncio:
– Mas, como nós dois somos pessoas silenciosas, funciona bem.
Veja dicas de livros de Valesca e Luiz Antonio de Assis Brasil: