No primeiro dia da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, os visitantes se depararam com livros gratuitos espalhados em alguns pontos da Praça da Alfândega. Ao meio-dia, por exemplo, no Monumento ao General Osório, havia quatro títulos disponíveis ao público, entre os quais estava o romance O cavalo cego, de Josué Guimarães. A autobiografia Encantadores de vidas, de Eduardo Moreira estava sendo "entregue" pela escultura de Carlos Drummond de Andrade à estátua de Mario Quintana. Também era possível encontrar publicações nos bancos da praça e em ruas próximas da praça.
A distribuição gratuita de livros pela Feira faz parte do projeto Livro Andarilho, da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Inspirada na iniciativa Book Crossing, o objetivo da ação é motivar a leitura possibilitando que as pessoas encontrem livros em locais públicos e os passem adiante, multiplicando o ato de ler e democratizando a cultura.
Leia mais:
Confira especial com mapa e destaques da Feira
62ª Feira do Livro de Porto Alegre: confira destaques da programação
Área Infantil e Juvenil é a primeira a abrir na Feira do Livro de Porto Alegre
Frio e vento afastam público do primeiro dia da Feira do Livro de Porto Alegre
– Queremos incentivar que outras pessoas tirem os livros da estante, sem uso, e compartilhem a leitura – explica Rodolfo Matos, bibliotecário da Smed e coordenador do projeto.
Segundo informações da biblioteca da Smed, já foram realizadas quatro edições do projeto desde 2014, sendo distribuídos cerca de 200 livros dos mais variados assuntos. Na Feira, a ação não se repetirá mais nesta edição.