Após a área infantil iniciar os trabalhos na manhã desta sexta-feira, foi a vez das bancas gerais e internacionais da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre serem abertas, às 12h30min. Entretanto, o frio e o vento afastaram o público neste primeiro dia de evento.
Leia também:
Confira especial com mapa e destaques da Feira
Feira do Livro espalha cultura no Centro de Porto Alegre
Feira do Livro: inscrições para oficinas gratuitas começam nesta segunda-feira
Com programação ampla e diversificada, começa nesta sexta a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
A abertura oficial da Feira será realizada às 19h, no Teatro Carlos Urbim, e contará com a apresentação do Coral Carlos Bina Sogil da Escola Estadual Carlos Bina, de Gravataí, sob a regência da maestrina Lígia Ramos.
Este ano, a área internacional da Feira está localizada dentro Memorial do Rio Grande do Sul, afastada dos outros estandes. Consequentemente, a circulação de pessoas no espaço é pequena no primeiro dia do evento. Para Denilson Araújo, vendedor da SBS Livraria, a previsão não é nada otimista.
– A tendência é que diminua o público. Nós perdemos o corredor na rua de anos anteriores. Mas a Feira, no geral, também demonstra pouco movimento perto de edições passadas – aponta Denilson, que, apesar do pessimismo, crê que ainda é cedo para tirar conclusões.
Segundo Iara Breda, bibliotecária do estande do Instituto Cervantes, antes a área se beneficiava de sua localização perto do Margs, bem mais movimentada.
– Agora vai depender da divulgação de nosso espaço por parte da Feira. É meio cedo para afirmar o quanto isso irá afetar as vendas. Mas pode-se perceber que diminuiu o número de estandes na área internacional este ano – ressalta Iara.
Até o dia 15 de novembro, as bancas estarão abertas para o público das 12h30min às 21h, de domingo à sexta, e das 10h às 21h, no sábado, enquanto a Área Infantil e Juvenil poderá ser visitada das 9h30min às 21h.